quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Frederico Sueth: um lutador das causas do meio ambiente, da cultura e da história

Frederico Sueth é um militante na área do meio ambiente, da cultura e da história


Frederico Sueth é um ativista bonjesuense que tem empunhado bandeiras importantes em suas lutas sociais, como a do meio ambiente, da cultura e da história.

Sua militância na área do meio ambiente, segundo ele, teve início no "combate aos lixões de Bom Jesus, ao descarte de esgoto no rio Itabapoana e na luta pelo cumprimento da contrapartida por parte da empresa que construiu a PCH de Pirapetinga. Os resultados obtidos se tornaram um estímulo para continuar nessa luta. Em 2013, assumi a pauta de luta contra a construção de novas PCHs no rio Itabapoana".



 Frederico Sueth: luta pelo cumprimento da contrapartida da PCH de Pirapetinga


Em relação à devoção à cultura e à história, Frederico salienta que seu interesse por esses temas surgem a partir da fundação do Espaço Cultural Luciano Bastos em 2011. "Acompanhei, depois, o passeio cultural na Fazenda São Tomé, onde foram criados os ex-governadores Roberto e Badger Silveira, e ouvi o depoimento de uma senhora que disse ter brincado com os ex-mandatários, quando criança. Fui também estimulado pelo memorialista Antônio Soares Borges, que discorreu sobre a importância do Alferes Francisco da Silva Pinto para nosso município. O fato é que fui percebendo que nossa história é muito rica de personagens e valores, que podem inspirar as atuais e as novas gerações".

Frederico Sueth esteve presente na inauguração do ECLB, em 2011

Atualmente, Frederico é um dos importantes colaboradores do Instituto Rio Life, sediado em Calheiros, na fazenda onde se encontra a encantadora Cachoeira da Fumaça. "Atuo na parte cultural e na área de relações públicas. No setor do ecoturismo, levo os visitantes a terem uma imersão na educação ambiental, com o conhecimento de nossa flora e nossa fauna. Além disso, treinei guias para orientarem os turistas".

Cachoeira da Fumaça é um dos patrimônios do nosso município

De acordo com Frederico, "são 3 as histórias que se destacam na fazenda Itaguaçu, área onde está situado o Instituto Rio Life. A primeira é a do português João Maria, pai do antigo proprietário conhecido como Zé Português, e de Roberto, que vendeu a fazenda para o Instituto Rio Life. No século XIX, João Maria protegeu cerca de 70 por cento da mata. A segunda é a história dos tropeiros, que passavam pela trilha  da estrada velha de Calheiros. Por volta de 1826 e 1830, tropeiros comandados pelo Alferes Francisco da Silva Pinto passaram por essa via, situada na fazenda. Cerca de 200m dessa trilha mantêm seu aspecto original. Passar por ela é transitar pela história e por uma rica região ambiental. Em fevereiro de 2022, será inaugurada a "Parada dos Tropeiros", local em que essa história será contada. Será um espaço multi temático, onde haverá uma Casa do Chá, um espaço para lanches rápidos e encontros, um piano, além de ocorrerem saraus, entre outras novidades".

A Parada dos Tropeiros, prevista para ser inaugurada em fevereiro de 2022, será um dos pontos altos do Instituto Rio Life 

A terceira história, segundo Frederico, se refere à da vida do Padre João Mendes Ribeiro, que, no século XIX, em pleno período escravocrata, foi pároco em Calheiros, sendo negro. Conta a história que, certa vez, escravagistas revoltados com a situação, teriam levado o pároco e o colocado num bote sem remos, para que caísse na Cachoeira da Fumaça e morresse. Padre João Mendes teria, então, sentado tranquilamente no bote e passou a ler seu livro de orações. Milagrosamente, o bote teria retornado ao ponto de partida, convencendo os moradores que ele era um santo.

Monumento do escultor Valdieri Martin em homenagem ao Padre João Mendes Ribeiro, situado na Praça Três Irmãos, em Calheiros

Segundo Frederico, "em março do próximo ano, ocorrerá, na fazenda, um importante evento interestadual de mountain bike. Além disso, outras novidades estão por vir, como uma trilha de visitação de 700 m de altitude, com visão para duas lagoas e para o Monte do Silêncio, além de área para camping".

Frederico finaliza afirmando que "Bom Jesus é um município privilegiado, com potencialidades inexploradas. Estamos esperançosos para um grande futuro para nossa região".

Frederico constrói um legado com seu estudo histórico e ambiental da fazenda Itaguaçu, onde está situada a Cachoeira da Fumaça, e é propriedade do Instituto Rio Life




Nenhum comentário:

Postar um comentário