sábado, 11 de dezembro de 2021

Noite de gala no Sarau de Jovens Escritores, no Espaço Cultural Cafézin


O Espaço Cultural Cafézin, idealizado e dirigido pelo genial Adilson Figueiredo, promoveu na sexta-feira, dia 10, a partir das 19h, mais um evento marcante: uma Noite Poética Musical, com a apresentação de jovens escritores de Bom Jesus e região. São eles: Ana Caroline Barroso, Guilherme Giesta, Ana Clara Cunha, Júlia Pontes, Cilésia Francisca e Mônica Pani. A jovem Ana Clara Linhares, estudante da segunda série do Ensino Médio no Instituto Federal Fluminense, Campus Itaperuna, não pôde comparecer, mas enviou poesias que foram lidas para o público presente. 

Ao final da apresentação dos novos escritores e poetas, o pianista Luis Otávio Barreto brindou a todas e todos com belíssimas interpretações, terminando com chave de ouro mais uma esplêndida noite cultural.

Merecem todos os aplausos Adilson Figueiredo e a Gerente Cultural Martha Salim, pela verdadeira revolução cultural que estão promovendo em Bom Jesus e região.
 

Ana Caroline Barroso mais conhecida como A. C. Barroso, é uma das mais talentosas escritoras da nova geração.

Ela escreve desde os 9 anos de idade, e já conseguiu destaque nacional com seu livro infanto juvenil "Marcas de Sangue". É autora de dois outros livros, todos pela Amazon e prepara o lançamento de sua quarta obra: "Sobrevivendo ao Natal".

Segundo a autora, "pretendo continuar escrevendo, porque preciso dar voz ao que está na minha mente".

Bonjesuense, ela é formada em Ciência e Tecnologia de Alimentos pelo IFF Bom Jesus do Itabapoana. Atualmente, é estudante do curso de Letras.  

Marcas de Sangue é um sucesso literário de A. C. Barroso

Guilherme Giesta

Guilherme Giesta é outro jovem  bonjesuense de destaque. Poeta, lançou, com sucesso, o livro "Trópico de Capricórnio". Segundo o autor, "suas maiores referências foram os livros que ganhava do tio", Adilson Figueiredo.

Guilherme Giesta é um jovem poeta de destaque

Ana Clara Cunha teve uma de suas poesias selecionadas para integrar um livro de coletânea

Ana Clara Cunha é aluna do Instituto Éber Figueiredo Teixeira. Nascida em Niterói, teve uma de suas poesias selecionadas para compor o livro Sarau, neste ano. Segundo a autora, "sempre houve barulho dentro de mim. Quando passei a escrever, contudo, tudo passou a ficar em silêncio, e meu mundo se transformou".

Júlia Pontes é uma revelação na poesia


Júlia Pontes é uma jovem revelação na poesia. Bonjesuense, estuda no Colégio Batista. Declamou poesias que encantaram o público presente.

        Cilésia Francisca: fina poesia 

Cilésia Francisca é uma poetisa talentosa de Apiacá/ES. Ela teve o grande incentivo de Martha Salim para ingressar no mundo da literatura.

Monica Pâni: o brilho de uma poetisa

Monica Pâni é mais uma poetisa de brilho. Bonjesuense, ela é formada em piano clássico e canto coral.  Recebeu uma carga cultural relevante, através do maestro Francisco Júnior e da musicista Martha Figueiredo. Segundo ela  "me encontrei na poesia através de minha maior inspiração, a poetisa portuguesa Florbella. Escrevo sobre o que sinto, e sobre o que sou".


O pianista Luis Otávio Barreto terminou com chave de ouro mais uma esplêndida noite cultural


Adilson Figueiredo e a Gerente Cultural  Martha Salim




Guilherme Giesta e seu tio Adilson Figueiredo





OLHO DA RUA

Guilherme Giesta

Passa!
Passaram as janelas correndo
Enquanto o ônibus andava
Cada prédio preso e fixo
Quase ninguém observava
De pedra e pau a rua é palanque
Batem pernas depressa
Cantam devagar os bares
O povo ilumina o palco
Por onde o bloco vai passar
Escrevo agora como mero coadjuvante
É da rua, dela sim,
O papel mais importante.





9 comentários:

  1. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Adilson e Marthinha!!! Muito orgulho de nossos jovens bonjesuenses.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos os envolvidos neste evento tão especial e lindo!
    Estou muito orgulhosa com tantos talentos, em especial, por essa menina linda, que tão jovem já demonstra tamanho carinho pela escrita e também na música, para quem não sabe... Uma menina tão dedicada que transborda o coração de toda a família de tanto orgulho e amor. Te amamos Júlia Pontes, nossa florzinha!

    Tia Patrícia.
    🌺❤️🥰😘

    ResponderExcluir
  4. Viva a cultura. Foi tudo mais que maravilhoso. Parabéns Adilson Figueiredo e Martha Salim. Viva a cultura bonjesuense. Orgulho de fazer parte desse momento. Que venham mais!

    ResponderExcluir
  5. Não tenho palavras para expressar o quanto me orgulho de vc Júlia. Papai está sempre aqui orando pra Deus te proteger, dar sabedoria e inteligência pra trilhar o seu caminho. Te amo Chuchuzinho!!!!

    ResponderExcluir
  6. TB gostaria de expressar a qualidade e elegância no qual o evento foi ministrado. Local lindo, cheio de pessoas bonitas e de muita qualidade cultural!!!
    Quando for a Bom Jesus visitarei com certeza!!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns aos envolvidos e aos poetas q resistem com arte.

    ResponderExcluir