quinta-feira, 21 de março de 2024

23 de março: os 111 anos da data natalícia de Esio Bastos

  

ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos) homenageia o jornalista Esio Bastos 



 Paula Martins Borges Bastos

O jornalista Esio Martins Bastos estaria completando 111 anos em 23 de março 2024. Em sua homenagem, o Espaço Cultural Luciano Bastos celebrou o centenário de seu nascimento com a inauguração de banner na Sala destinada à Imprensa de Bom Jesus do Itabapoana, que se tornou acervo permanente da entidade.



Esio Bastos nasceu em Campos dos Goitacazes, RJ, aos 23 de março de 1913. Primeiro dos cinco filhos do casal Vivaldina e Olívio Bastos, desde cedo começou a trabalhar com o pai na Estrada de Ferro Leopoldina Railway, tendo vindo com a família em 1933, como funcionário da Cia. Ferroviária Itabapoana, em Bom Jesus do Norte.

Casamento de Celia e Esio Bastos, 1935.
Ao lado do casal, os irmãos do noivo,
Luciano e Maria Ruth.


Casou-se com Celia Lopes Bastos em 1935, e teve três filhas: Maria Alexandrina, Maria Célia e Maria Ruth, além de nove netos e 13 bisnetos.

.

Secretariando a 1ª Diretoria do Centro Popular Pró-Melhoramentos
de Bom Jesus. 1936.

Participou intensamente do desenvolvimento de Bom Jesus, tendo sido um dos fundadores de diversas instituições marcantes de nossa cidade, tais como: Centro Popular Pró-Melhoramentos; Armazéns Gerais do Vale do Itabapoana; Lira Operária Bonjesuense; Caixa de Esmolas. Além disso, foi grande incentivador da criação dos Escoteiros em Bom Jesus.

Com o Senador José Carlos Pereira Pinto, em 1960.

Na política, foi Vereador por três mandatos sucessivos, 1947-51, 1951-55 e 1955-59, no antigo e extinto PSD, Partido Social Democrático – de Amaral Peixoto e Senador José Carlos Pereira Pinto, de Zezé Borges e Cel. Alfredo Portugal. 

Osório Carneiro, Tito Nunes da Silva, Prefeito Gauthier Figueiredo, 
Demerval Bastos Tavares, Governador Roberto Silveira,
Esio Bastos e Pedro Teixeira, em Bom Jesus do Itabapoana, 1960.


Também foi duas vezes candidato a Deputado Estadual, recebendo ampla votação. A Câmara Municipal de Bom Jesus recebeu o seu nome, numa importante homenagem.

Pertenceu e ajudou a criar a Academia Bonjesuense de Letras. Foi proprietário e fundador da Fábrica de Balas e Doces São Jorge. Foi um dos pioneiros e também dirigente da Associação Comercial de nossa cidade e durante vários anos foi sócio-proprietário da Gráfica Gutemberg, juntamente com seu irmão Luciano Bastos.


Esio na Gráfica Gutemberg, 1995.

Jornalista, fundou o jornal O Norte Fluminense em 25 de dezembro de 1946, utilizando esse importante órgão da imprensa em sua participação ativa de todas as grandes lutas e reivindicações bonjesuenses até o final de sua longa vida.

Faleceu em 2003, aos 90 anos.

ESIO BASTOS VIVE!



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário