terça-feira, 19 de março de 2024

Entrevista com o Professor José Carlos Monteiro, de Varre-Sai (RJ)


O campeão varre-saiense Daniel Paulanti e o Professor José Carlos Monteiro, conhecido como "Pará", responsável pelo desenvolvimento e pelo brilho do xadrez de Varre-Sai na região 


O JONF (Jornal O Norte Fluminense) realizou entrevista com o Professor José Carlos Monteiro, conhecido como Professor Pará, de Varre-Sai, que tem realizado trabalho meritório com os estudantes, especialmente na área do xadrez.

1. Qual é o seu nome completo ?

- José Carlos Monteiro (Professor Pará)

2. Qual a sua data de nascimento e filiação ? 

- Nascimento -15/02/1965. Sou filho de Antonio Luiz Monteiro e Oracina Miranda Monteiro / Irmãos: Antônio Alberto Monteiro e Valéria Miranda Monteiro, todos de Varre-Sai (RJ).

3. Quais os educandários onde estudou ?

- Jardim de Infância Carlos Magno Fabri Martins, Colégio Estadual Dr Miguel Couto Filho, Instituto Educacional João XXIII, CREF I (Conselho Regional de Educação Física 1ª Região), CBX (Confederação Brasileira de Xadrez), FMX (Federação Mineira de Xadrez), Faculdade Sul Mineira e FESEP RJ (Federação do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro) Curso de Oratória.

4. Onde realizou suas atividades profissionais ?

- Músico da Lira Mirim da Lira Santa Cecília de Varre-Sai RJ, Professor da Escola Municipal Carlos Magno Fabri Martins, Diretor da Creche Municipal Menino Rei, Colégios: Professor na Escola Municipal Cruz da Ana Fundador da 1ª Banda Marcial do Município da Zona Rural, Professor na Escola Municipal Primo José Sobreira, Professor na Escola Municipal Elídio Valentim de Moraes, Professor no Colégio Coração de Jesus (Particular) e Fundador da Banda Marcial do Colégio Coração de Jesus, Professor de Quadrilha nas Festas Juninas,  Professor da Banda Marcial Giuseppe Tupini, Coordenador do Projeto Batuque Sai (Lira Santa Cecília de Varre-Sai RJ - Percussão), Professor de Xadrez,  Árbitro de Xadrez, Técnico de Futebol na Escolinha de Futebol e no Serrano Esporte Clube, Atleta do Serrano Esporte Clube Varre-Sai RJ Secretário Municipal de Assistência Social, Secretário Municipal de Esportes, Conselheiro Municipal e Estadual de Saúde, Membro da Comissão de Licitação, Diretor Tesoureiro da APAE Varre-Sai RJ, Técnico de Futebolde Várias Equipes da Zona Rural em vários Campeonatos, Conselheiro Municipal de Educação, Presidente do CMDCA de Varre-Sai RJ, Conselheiro Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Organizador de Vários Festivais do Vinho, Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais Celetistas e Estatutários,  Ativos e Inativos  do Município de Varre-Sai RJ, Vereador no Município de Varre-Sai RJ, Responsável pela Pastoral Vocacional da Matriz São Sebastião de Varre-Sai RJ e no momento irei incrementar (Fazer) uma Escolinha de Voleibol gratuita para nossos (as) Jovens.

5. Como é sua vida familiar?

-  Sou muito bem casado com Iamara Purificati Monteiro em 26/09/1992. Meus filhos são um orgulho para mim: Yan Purificati Monteiro, hoje Cabo da Marinha do Brasil, ficando em 1° Lugar no Curso de Cabo da Marinha em 2019 onde foi premiado com uma viagem de ouro acompanhando os (as) Formandos (as) 2023 no Navio Escola Mundo afora: Colômbia, Caribe, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália, França, Grécia e Senegal e Yasmin Purificati Monteiro que cursou Odontologia (Dentista) e trabalha no Rio de Janeiro.

6. Como professor, você tem desenvolvido um trabalho importante com os jovens direcionado especialmente ao xadrez. Como tudo começou ?

- Tudo começou na Escola Municipal Cruz da Ana onde o Professor Jorge deu mais tempos de Aulas lá e nós Professores tivemos um pouco menos de orientações onde na verdade não aprendemos a ARTE DO XADREZ e nos dias chuvosos não tinha Quadra Coberta na Escola e os Alunos ficavam jogando Xadrez e comecei a interessar pelo Esporte Xadrez onde comecei pesquisar e ver que era possível aprender também ainda mais. E não tenho vergonha nenhuma de falar que os Alunos (as)  da Zona Rural da Escola Municipal Cruz da Ana que me ensinaram a jogar Xadrez e no 1º Campeonato Municipal de Xadrez um Aluno da Escola Municipal Cruz da Ana ganhou um Notebook (Prêmio) (Isso é fato).

7. Você está vereador desde quando?

- Disputei minha 1ª Eleição em 2016 tendo perdido o Pleito por apenas 1 (um) Voto, mas nas Eleições de 2020 fui o mais Votado do Partido (SOLIDARIEDADE)  e estou Vereador de 1º/01/2020 até 31/12/2024.

8. Que projetos você considera os mais importantes em sua atuação?

- Meus projetos mais importantes foram, sem dúvida alguma, os Esportivos e Sociais que implicam muito na Formação do (a) Jovem a se tornarem Cidadãos (ãs) do bem.

9. Como você avalia a situação política e social de Varre-Sai?

- A situação Política é Igual a muitos Municípios Brasileiros mas o Prefeito Municipal é muito centrado e faz o melhor a todos (as), mas vejo que tanto o Governo Federal quanto o Estadual podem e devem fazer mais para nosso Povo, principalmente nas questões Sociais.

10. Você se sente realizado ou há algum sonho que pretenda realizar?

- Me sinto muito realizado e Agradeço Muito a Deus por me permitir Viver ainda mais após um AVC HEMORRÁGICO que tive em 2019. Minha Esposa Iamara e meus filhos Yan e Yasmin são tudo para mim. Ela, Iamara, e os "Filhotes" cuidam muito bem de mim. Meu Sonho é ver o Ser Humano cuidando desse Planeta, ver Paz onde há conflitos de Guerra, ver Políticas Públicas Eficientes para Cuidar de Nossa Juventude e Nossa Gente.

11. Que mensagem você deixa para as novas gerações?

- Só há um Caminho para Mudar o Mundo: é Através da Educação! Jovens, não percam tempo, Estudem e Respeitem tudo, todos e todas as Coisas! Papai do Céu os (as) Abençoem!



Professor José Carlos Monteiro







Nenhum comentário:

Postar um comentário