quarta-feira, 6 de março de 2024

OBRIGADO PELO AMOR DE VOCÊS...E FELIZ NATAL!

                                  

João Régis Fassbender Teixeira 



Fim de ano, época de silêncio e aferimento de realizações. Olho para trás triste e alegre a um só tempo. Hilda Fassbender Teixeira foi perda imensa sua partida, no abril de 1990. Para Moradia Superior. Encontrou-se com Napoleão, fiquei só com minha saudade.

Envelheci? Lembro de mensagem antiga, que já mandamos tantas vezes a tanta gente. Vale relembrar, até mesmo entre aspas. "Muitos medem a vida pelos anos percorridos. No entanto, pensando bem, juventude e velhice não se medem pelo número de anos.

Pode-se ser jovem em qualquer idade, assim como se pode envelhecer muito cedo. Juventude é antes de mais nada mais mera questão de mentalidade, estado de alma, efeito de vontade, disposição do coração. Ser jovem é ter nos olhos o brilho das estrelas, no coração a amplidão dos céus e na alma a vastidão dos mares.

É escolher a vocação humana e eterna. Optar pela verdade, amor e felicidade. Ser jovem é não cruzar os braços enquanto houver em torno injustiças ou situações desumanas. Ser jovem é construir o homem e o mundo. Colocar fundamentos no edifício da vida. É semear, andar pela terra deixando plantadas, por toda parte, as sementes de estudo, trabalho, sacrifício e testemunho. É descobrir a vida como um ideal que vale a pena viver com alegria e entusiasmo. É acreditar que há, ainda, descobertas a fazer, planetas a conquistar e mundos por atingir. Pois nem todas as flores foram ainda semeadas, nem todas as árvores plantadas, nem todas as casas erguidas, nem todos os caminhos rasgados, nem todas as pontes lançadas".

Envelheci? Repetindo a pergunta. Deduzindo as diferenças, olhando o passado e vendo o presente; sentindo o futuro entre os dedos e aspirando o perfume da madrugada que neste instante invade minha sala de trabalho, em casa,  encho o peito para negar.

Não! Os cinquenta já se foram, mas, indiscutivelmente, SOU JOVEM no final de 1990. - Com muito mais esperanças do que no ano passado. Com muito mais coisas realizadas e por realizar neste finalzinho de dezembro, janeiro quase nascido.

Genuflexo, contrito e extremamente grato ao Meu Poder Superior, digo qual é a minha aspiração para os próximos tempos. Valendo-me de um amigo já desencarnado, mas eternamente vivo pela força imensa de sua imortal poesia.


ASPIRAÇÃO

(Athos Fernandes)


Dá que eu seja, Senhor, dia por dia,

sincero e bom, modesto e complacente;

sem os vícios fatais da hipocrisia,

que sempre diz o inverso do que sente.


Mas que jamais no ardor da fantasia 

que me povoa o coração fremente,

nem me vença a cruel menosvalia,

nem me julgue melhor que toda a gente!


Dá que eu seja somente o que mereço,

nem joia falsa, de esplendor fingido,

nem joia rara, de custoso preço.


Nas oscilações do vício e da virtude,

que não seja pior do que tenha sido,

pois ser melhor que sou ainda não pude!


Obrigado, muito obrigado, mesmo, pelo amor de vocês! E Feliz Ano Novo!


Correio do Povo - Curitiba/PR

Janeiro/1991

Nenhum comentário:

Postar um comentário