segunda-feira, 18 de março de 2024

Indefinição e muita articulação agitam a política de Bom Jesus do Itabapoana

 

Sede da Câmara de Vereadores de Bom Jesus do Itabapoana 

Indefinição e muita articulação política estão ocorrendo nos bastidores da política de Bom Jesus do Itabapoana. Isso ocorre, porque vence no dia 5 de abril, uma sexta-feira, o prazo para candidatos mudarem de partido político ou transferirem domicílio eleitoral, objetivando a disputa da eleição deste ano. 

Segundo analistas, as divergências ocorrem no âmbito da disputa para vereadores. Bom Jesus do Itabapoana teria em torno de 22 mil eleitores. Como o total de vereadores é de 13, cada partido para eleger um edil, necessitará de cerca de 1.700 votos.

Qual é a dificuldade?

Segundo esses analistas, há alguns vereadores que teriam, como certos, 800 votos. Por esse motivo, candidatos que sabem que não terão esse quantitativo de votos, se recusam a ficar no mesmo partido, uma vez que seus votos iriam inapelavelmente ajudar o referido vereador a alcançar o quociente eleitoral, ficando de fora da composição do legislativo.

Uma estratégia, segundo essas fontes, seria compor uma agremiação partidária com candidatos que não sejam vereadores. Dessa forma, pretendem implementar uma renovação na Câmara Municipal.

Pelo lado dos edis, segundo as mesmas fontes, a tendência seria realizarem cerca de 3 "grupões", ou seja, grupos de edis que se aglutinariam em 3 partidos. Essa estratégia permitiria a reeleição da maioria dos vereadores.







Nenhum comentário:

Postar um comentário