quinta-feira, 7 de março de 2024

ESCRITORA E PESQUISADORA BÁRBARA PÉREZ LANÇA OBRA LITERÁRIA ‘ MULHERES CAPIXABAS E SUAS HISTÓRIAS’ EM SÃO PEDRO DO ITABAPOANA/ MIMOSO DO SUL.




O mês de março, dedicado às mulheres, foi o período escolhido por Bárbara Pérez, pesquisadora e escritora, para lançar seu livro "Mulheres Capixabas e Suas Histórias" na sede da Academia Maria Antonieta Tatagiba, em São Pedro do Itabapoana/ Mimoso do Sul, Distrito de seu município natal. Descendente dos Santolinis, italianos pioneiros no estado, imigrantes, que no século passado, desbravaram as terras frias de Mimoso do Sul, para o plantio de café e outros mantimentos.  

A obra, de 180 páginas, é inteiramente dedicada às mulheres que viveram e vivem no estado do Espírito Santo. Grandes mulheres que simbolizam a riqueza cultural e a diversidade capixaba, rendendo, assim, uma justa e merecida homenagem a suas vivências, afazeres e histórias. O objetivo é que esta e futuras gerações conheçam os valores incomensuráveis dessas mulheres. Em histórias vividas por mulheres capixabas, destaca-se no livro ‘As Parteiras de Mimoso do Sul’, que presta homenagem póstuma a dona Benedita, a parteira, que por suas mãos, nasceram inúmeras crianças e inclusive a autora da obra e ‘As Lavadeiras do Rio Muqui’, que rememora as lavadeiras do Córrego Rochedo e seus dramas, como a história de Maria de Jesus, negra, escravizada e estuprada pelo patrão fazendeiro, branco e rico.

"Mulheres Capixabas e Suas Histórias" é uma coletânea de contos e crônicas que celebra a força, a resiliência e a singularidade das mulheres do Espírito Santo. A obra, escrita por Bárbara Pérez, aborda uma ampla variedade de experiências femininas em diferentes contextos e épocas, desde a serenidade de práticas cotidianas até eventos dramáticos que definiram a vida dessas mulheres.

Com uma perspectiva sensível e atenta, o livro destaca a vida de personagens marcantes, como Maria Tatagiba (in memoriam), que viveu sua missão na cidade de São José do Calçado; Ísis, a indígena que inspirou a lenda do nome de Marataízes; e Miralda, a andarilha que perambulou pelas ruas de Marataízes, com um final de vida misterioso, evidenciando uma observação cuidadosa do contexto social e humano.

Dentre as mulheres capixabas homenageadas, destaca-se Maria Antonieta Tatagiba, a principal poetisa, que se tornou a primeira mulher capixaba a escrever e publicar um livro de poesias. Reconhecendo sua importância, Bárbara Pérez inclui na obra a biografia desta inesquecível poetisa. O mês de seu aniversário, 13 de março, é comemorado em todo o estado como o "Dia Estadual da Poetisa Capixaba”, prestando-lhe a homenagem póstuma.

Cada história é um tributo à identidade e ao legado das mulheres que, por meio de suas vivências, contribuíram para a história e cultura do Espírito Santo. Em uma celebração vívida e cultural, "Mulheres Capixabas e Suas Histórias" presta homenagem a Maria Laurinda Adão, reverenciando e personificando a força da mulher capixaba. Aos quase 80 anos, Maria Laurinda é considerada uma das figuras mais importantes para a preservação das raízes e tradições do povo afrodescendente, auto definindo-se como missionária, viajando pelo Brasil e pelo mundo para difundir a cultura que aprendeu na comunidade quilombola de Monte Alegre, Cachoeiro de Itapemirim.

A obra, contemplada pela Academia Marataizense de Letras e realizada com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), e publicada pela Editora Clube de Autores, mergulha no universo feminino, reunindo as vivências, afazeres e histórias de mulheres capixabas notáveis. A capa apresenta uma fotografia envelhecida de Maria Tatagiba, a mulher que catava flores, com direitos autorais de Paulo Maciel, fotógrafo capixaba residente na Bahia. Na contracapa, a imagem vibrante e alegre de Maria Laurinda Adão, fotografada por Luan Volpato.

A Academia Maria Antonieta Tatagiba – Artes, História e Letras, presidida pelo ilustre Dr. Pedro Antônio de Souza, estará comemorando o seu 6º aniversário de fundação e com belíssimas apresentações musicais, nesta mesma data.

No ato do lançamento do livro, o evento será abrilhantado por uma apresentação musical do maestro Herbert Cock e seus pupilos, os gêmeos Igor e Iago. Com maestria, eles homenagearão a escritora com acordes de violinos, proporcionando um momento especial e inesquecível para todos os presentes.


Serviço

Lançamento do livro “Mulheres Capixabas e Suas Histórias”

Autora: Bárbara Pérez

Data: 16/03/2024 (sábado)

Horário: às 19h  

Local: Praça Cel. Clarindo Lino da Silveira, nº 08 - Centro, sede da Academia Maria Antonieta Tatagiba, em São Pedro do Itabapoana, Mimoso do Sul.

Entrada franca.







Nenhum comentário:

Postar um comentário