domingo, 31 de março de 2024

Um DEPOIMENTO HISTÓRICO sobre a fase áurea das USINAS SANTA MARIA e SANTA ISABEL


Foto do acervo de Mariana de Souza Mendonça 


ENTREVISTA HISTÓRICA COM MARIANA DE SOUZA MENDONÇA 


Mariana de Souza Mendonça


1. Qual é o seu nome completo?

Mariana de Souza Mendonça

2. Qual a sua data de nascimento e filiação? 

Nasci em Santo Eduardo, município de Campos dos Goytacazes, no dia 09.04.1965. Meu pai, Mario Mendonça, foi comerciante em Santo Eduardo. Ele tinha uma mercearia (venda). Minha mãe, Maria José de Souza, era dona de casa.Tenho 4 irmãs (uma deficiente mental, com 75 anos, nossa eterna criança) e dois irmãos. As irmãs são professoras e moram em Santo Eduardo. Os irmãos moram no Rio de Janeiro , um é mecânico aposentado e o outro é corretor de imóvel.

3. Quais os educandários onde estudou?

Estudei na Grupo Escolar Estefânia Pereira Pinto, e fiz Formação de Professores no Ginásio e Escola Normal Nossa Senhora Aparecida. Fiz Letras na Faculdade de Filosofia de Campos, Curso português/francês

4. Onde realizou suas atividades profissionais?

Comecei a trabalhar na Usina Santa Maria nos auges dos meus 20 anos de idade.

5. Durante quantos anos você trabalhou na Usina Santa Maria?

Trabalhei de janeiro de 1985 até outubro de 1986. Saí um pouco antes do fim da produção, e fui trabalhar em Campos dos Goytacazes, na empresa Chebabe Pneus. Nesse período trabalhando em Campos, fiz minha Faculdade de Filosofia através do crédito educativo. Me formei e logo me casei e fui morar em São Paulo. Tenho um filho, Hugo, que hoje tem 29 anos e mora comigo.

Atualmente, trabalho no Banco do Brasil, no setor de atendimento ao público em geral. Já trabalhei no caixa, na gerência e hoje estou mais "light", só no atendimento normal, sem grande estresse.

6. Como você ingressou na Usina?

Ingressei na Usina através de indicação de um amigo da família. Trabalhei no escritório da Usina Santa Maria.

7. Como era o seu trabalho lá?

Eu fazia serviço contábil, redigia correspondência,  atendia os diretores e gerentes financeiros e administrativos. Além disso, preparava relatórios e realizava outros serviços típicos de um escritório. Era um ambiente agradável, leve. Eu adorava trabalhar lá

Existiam duas usinas . Usina Santa Izabel e Usina Santa Maria . Eram duas usinas pequenas. Em 1973, com incentivo do governo, houve a fusão das duas usinas. A Usina Santa Maria, na época, ficou considerada a usina mais moderna da região.

8. Quantos funcionários trabalhavam na Usina?

Na fábrica havia uns 1000 funcionários, no escritório éramos cerca de 30.

9. Com que membros da família Pereira Pinto você tinha contato por ocasião do seu trabalho? Como eram os Pereira Pinto?

Eu tinha contato com os filhos, pois na época eles estavam lá na administração.

Me recordo do Dr. Júnior, do Dr. Nelsinho, ambos filhos do Antônio Carlos. O Dr. Jorge (filho de Carlos Alberto) era o meu preferido,  ele era mais espontâneo e simpático, simples ao tratar os funcionários. Era  educadíssimo, carismático. A gente chamava todos de doutores. Trabalhei também com Dona Sylvia, pois ela foi cuidar do financeiro da fábrica logo perto do fim da mesma, nos ano de 1986/1987. Trabalhei bastante com o Dr. Nelsinho, ele era lindo, tipo galã, o mais bonito rsrsrs. Me tratava muito bem também, mas era todo mauricinho, carioca né, rsrs.

Esses eram os Pereira Pinto da minha época!

10. Você se sente realizada?

Eu acho difícil a pessoa se sentir realizada, acho que não me sinto realizada, mas me sinto uma pessoa privilegiada. Sou uma mulher honesta, que amo meu trabalho. Trabalho esse que foi conquistado com o meu mérito. Fui casada com um homem bom e honesto também. Desse casamento nasceu meu filho que é tudo para mim. E acho que vou me sentir realizada quando vê-lo bem, trilhando seu caminho. Mas no geral estou indo bem.

11. Que mensagem você deixa para as novas gerações?

Uma mensagem de priorizar os estudos, ouvir pai e mãe, se fortalecer na fé em Deus, dialogar em casa. E nunca desistir de ser feliz!


 FOTOS DO ÁLBUM DE MARIANA DE SOUZA MENDONÇA 















Nenhum comentário:

Postar um comentário