segunda-feira, 11 de março de 2024

Entrevista histórica com THEREZA MARIA RIBEIRO GARCIA, uma mulher à frente do seu tempo! (E um Causo com Garrincha!)

 

Thereza Maria Ribeiro Garcia


Thereza Maria Ribeiro Garcia é filha de José Moraes Ribeiro e Neli Salles Ribeiro. Nasceu em Niterói no dia 30 de setembro de 1941, teve 5 irmãos.

Segundo Thereza, "meu pai foi advogado e 'diplomata', separador de brigas. Ele fundou os famosos bares do 'Jésus' e do 'Manuel Quintino'. Minha mãe era bonita e do lar". 

"Cheguei a morar na Fazenda das Areias e de São Tomé. Cheguei a ser rainha do futebol em Pirapetinga. Depois de muitos anos, retornei a Pirapetinga de Bom  Jesus e, ao visitar a Fazenda das Areias, desmaiei, pois a vi em ruínas. A Fazenda ficou por usufruto a cerca de 47 netos..."


A Fazenda das Areias, em Pirapetinga de Bom Jesus, foi um importante polo de desenvolvimento econômico da região: hoje está em ruínas


A Fazenda das Areias é, hoje, um patrimônio histórico em ruínas


Segundo Thereza, "o primeiro educandário onde estudei foi o Colégio Rio Branco, e acabei sendo, depois, também professora. Lecionei ainda na Usina Santa Isabel, no Colégio Estadual Padre Mello, no Colégio Estadual Roberto Silveira, e na Piedade, entre outros".

Há 49 anos, Tereza vive com Marlecildo Silveira, conhecido como Pitota, um dos maiores jogadores de futebol em sua juventude.

De acordo com Thereza, "tenho duas filhas. Perdi um filho. Eu gostaria de ressaltar aqui duas pessoas importantes em minha vida: o magistrado Dr. José Ronaldo do Canto, que considero o neu protetor especial, e Luciano Bastos, meu advogado".

Tereza contou ao JONF uma história de repercussão.

"Meu pai trouxe a Bom Jesus do Itabapoana, certa vez, o Garrincha, que veio com sua mulher Elza Soares. Papai comprou, então, uma valiosa garrafa do whisky Cavalo Branco para esperar o jogador. Quando Garrincha chegou, ele recusou e disse que queria cachaça. 

Geraldo Campos era proprietário do prédio onde está situado atualmente o Café Bistrô, e costumava realizar festas na casa na parte de cima do mesmo, onde morava sua mãe. Foi para lá que Geraldo levou Garrincha e Elza Soares. Na referida festa, compareceram meu pai, José Moraes, Toninho Ferraz, Jorge Hobaica, Zé Cabeça, Darci Goiabada, seu irmão, Bilu, Jane do Bilu, Haroldo e eu.

Em um certo momento, se estabeleceu uma grande confusão. Garrincha estava uma fera, revoltado, acusando de alguém ter passado a mão na sua esposa. Quiprocó estabelecido, chegou a turma do deixa disso, comandada por meu pai, o famoso "diplomata", que conseguiu contornar, depois, a situação, permitindo que a festa chegasse a um bom termo".

Thereza concluiu esta primeira série de entrevistas com o JONF, assinalando: "Adoro viver com 82 anos e tenho uma memória excelente!"


Mané Garrincha, governador Roberto Silveira e esposa Ismélia, em baile no Aero Clube, no dia 13 de agosto de 1960, em Bom Jesus do Itabapoana (foto enviada por Ercília Borges do Carmo e Ernesto Tavares Borges)

Manuel dos Santos, conhecido como Mané Garrincha, um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, esteve no Aero Clube em Bom Jesus do Itabapoana, em sua fase áurea. Inicialmente, foi barrado pelo porteiro, que não acreditava que ele era quem dizia ser.



Veja a matéria sobre uma partida de futebol disputada por Garrincha em Bom Jesus do Itabapoana, escrita pelo saudoso Jailton da Penha:

https://onortefluminense.blogspot.com/2022/02/garrincha-em-bom-jesus.html



Thereza no Aero Clube, em 1965


As irmãs Vania, Neuza (noiva) e Thereza 

Thereza, no Colégio Rio Branco, com a profª Joana Lúcia e Paulo César Bastos 

Thereza Maria Ribeiro Garcia e Marlecildo Silveira, o Pitota, no Café Bistrô 



Nenhum comentário:

Postar um comentário