sábado, 13 de setembro de 2025

Autopuaiar-se é Arte, divertido e tipicamente bonjesuense

 

Por Gino Martins Borges Bastos 
 


Toda cidade tem seu patrimônio imaterial. Ouro Preto tem as ladeiras, Belém tem o açaí, e Bom Jesus do Itabapoana tem... a puaia.

A origem é botânica: planta medicinal, coisa séria, chá para dor de barriga e simpatia contra mau-olhado. Mas, como ninguém aqui resiste a uma boa piada, a puaia deixou o canteiro e entrou para o dicionário da vida social.

Em Bom Jesus do Itabapoana, a ciência mais avançada não está na universidade. Está no bar da esquina, entre um torresmo e outro: a ciência da puaia.

Funciona assim: o sujeito erra um gol sem goleiro, tropeça na própria chuteira e ainda consegue machucar o adversário. Sai de campo humilhado. Aí aparece um amigo e solta: “Você merece estar na seleção brasileira!”. Pronto: isso é dar puaia.

Se o infeliz acredita, dizem que ele comeu puaia. A partir daí surgem os personagens: o puaieiro, sempre criativo nas ironias, e o puaiado, que, além de atrapalhado, ainda cai na conversa.

Mas a genialidade bonjesuense não para aí. Como aqui ninguém gosta de ficar dependendo dos outros, inventamos também a autopuaia. É o camarada que se elogia sozinho: “Hoje joguei mal, mas, convenhamos, sou melhor que Pelé, sou um gênio incompreendido”. Essa modalidade genial criou um verbo só nosso: autopuaiar-se. Temos autopuaieiros. Essa modalidade deu origem a um verbo digno de ser estudado pela Academia Brasileira de Letras.

E é isso: em Bom Jesus não é o nome que cria a coisa. É a coisa que aparece primeiro, e a gente corre atrás inventando o nome. Afinal, exagero é patrimônio cultural da cidade.

E como diz o filósofo do balcão: “Se puaia fosse vacina, Bom Jesus já tava imune até de gripe suína.”


Puaia no campo de futebol 

- Viu o Zé chutando a bola?

-Vi não, eu vi foi a bola chutando o Zé.

-Com aquele talento, tem vaga cativa na Copa do Mundo... de totó.

-Rapaz... essa foi uma puaia de categoria!

Puaia no bar

- Garçom, traz outra gelada que hoje eu tô jogando igual o Neymar!

-Neymar? Tá mais pra gandula cansado.

- Ah, mas fala sério, se eu estivesse em forma, eu dava show.

- Tá vendo? Ele já tá se autopuaiando.

Puaia na praça

- O Chico comprou um carro 98 e disse que é quase uma Ferrari.

-Ah, então ele já comeu puaia com força.

-Não, pior: foi autopuaia. Quem se enganou foi ele mesmo!





Um comentário:

  1. A arte de uma boa puaia esta diretamente relacionada aos fatos rotineiros de uma boa puaiada... que se manifesta no cotidiano das pessoas que investem nos caprichos lances da vida.

    ResponderExcluir