domingo, 21 de setembro de 2025

POSSE NA ACADEMIA UBAENSE DE LETRAS, ARTES, CULTURA E HUMANIDADES

 


Com o coração cheio de gratidão, compartilho um momento marcante da minha jornada: No dia 01 de agosto, fui oficialmente diplomada e empossada como membro da AULACH - Academia Ubaense de Letras, Artes, Cultura e Humanidades, assumindo com honra à cadeira de nº 15, cujo patrono é Clara Francisca Gonçalves Pinheiro (Clara Nunes). A cerimônia foi um encontro de afetos, ideias e amor pela literatura um verdadeiro rito de compromisso com a cultura e a palavra escrita.

Este é um novo capítulo na minha trajetória, que agora faço parte de um seleto grupo de intelectuais e artistas comprometidos com o fomento à cultura e ao conhecimento e ao mesmo tempo é, celebração e responsabilidade. Sigo com entusiasmo para contribuir com os valores que movem a literatura, a memória e o pensamento. Agradeço imensamente a AULACH, aos confrades e confreiras, à minha família, aos amigos e a todos que estiveram presentes ou me acompanharam com carinho e palavras de incentivo.

 Maria Beatriz Silva, natural de Laje do Muriaé (RJ), nascida aos 13 de maio de 1962, Graduanda do Curso de Letras da UFF/CEDERJ - Polo Itaperuna (RJ), Graduanda do Curso de Pedagogia/ Estácio de Sá, Concluiu o curso de Habilitação Profissional de Magistério Para o 1º Grau em 1982 e Curso Técnico em Contabilidade. Funcionária pública há 42 anos, na área da saúde, exercendo, no momento, o cargo de Assessora de Secretaria. É poetisa, trovadora, Aldravista e ministra oficinas de poesia e incentivo a leitura. Dama de Honra da Obra Poética e Literária Brasileira, Dama Comendadora Pedagoga, Delegada Cultural, Assessora da Senadoria da Cultura pelo Estado do Rio de Janeiro, Membro do Conselho Estadual de Política Cultural RJ - 2016/2018, Membro Correspondente e fundador das Academias de Letras: de Búzios, São Pedro da Aldeia, dos Intelectuais e Escritores do Brasil em São Paulo, da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes Rio de Janeiro, Academia Ubaense de Letras, Artes, Cultura e Humanidades. Homenageada com o Prêmio Nordeste de Literatura pela Editora Mágico de Oz. Autora do livro Trovas ao Luar. Presidente da Associação Cultural e Educacional Flor de Esperança, Organizadora nacional do Circuito Cultural Arte Entre Povos, Membro do Núcleo de Letras e Artes de Lisboa – Portugal. Teve seu projeto em Exposição no Museu Dom Diego Braga Portugal. Tem e-books publicados e hospedados em Portugal. Participações em várias Antologias, nacionais e internacionais. Detentora de vários títulos literários nacionais e internacionais pelos relevantes serviços prestados a Cultural e a Educação.














 



Nenhum comentário:

Postar um comentário