sexta-feira, 1 de julho de 2016

CCMB realiza palestras de incentivo à leitura e escrita








Atendendo ao convite de uma das coordenadoras do PNAIC, pedagoga Milena Rocha, a Biblioteca Comunitária Esperança do CCMB (Centro Cultural Maria Beatriz), de Laje do Muriaé (RJ), promoveu palestra de incentivo à leitura e à escrita, com atividade complementar, e palestra com oficina de Aldravia para os professores da rede municipal de ensino, que integram o PNAIC (Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa). O evento ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação, no dia 28 de junho, das 8h às 12h, no mesmo dia em que ocorreu o primeiro encontro do PNAIC. As palestras, atividade e oficina do encontro foram ministradas pela escritora Maria Beatriz Silva. Milena Rocha fez a abertura do encontro. Em seguida, apresentou a palestrante e oficineira Maria Beatriz, que assumiu os trabalhos desse dia. No primeiro momento, foi ministrada palestra de incentivo à leitura e à escrita (Projeto Fazendo Mais Leitores) que iniciou com uma reflexão a partir dos escritos de Castro Alves e Bartolomeu Dias. Prosseguiu, versando sobre os seguintes temas: Quem Lê Se Liberta; A Importância do Ato de Ler; Falando em Leitura (baseado no ensinamento de Paulo Freire); Como e Quando Começamos a Ler; Ampliando a Noção da Leitura, O Ato de Ler e os Sentidos, as Emoções e a Razão (Leituras Sensorial, Emocional e Racional). Foram utilizados vídeos com fragmentos de vários autores e textos de Luiz de Camões e Gonçalves Dias. A etapa foi finalizada com importante atividade (rosto de papelão para trabalhar as emoções e sentimentos das crianças de Educação Infantil). O evento foi concluído com entusiasmo.




YUNES, E. A leitura e a formação do leitor: questões culturais e pedagógicas. Rio de Janeiro: Antares, 1984, p. 53.

2ª ETAPA: PALESTRA E OFICINA DE ALDRAVIA.

No segundo momento, o tema da palestra foi Aldravia, sendo salientado os fundamentos da mesma, assim como sobre o plágio. Prosseguiu-se com  oficina que oportunizou a produção de Aldravias pelos professores, finalizando com a leitura dos textos produzidos e distribuição de um kit de livros para os mestres.

"Foi uma grande satisfação a de poder contribuir nesse encontro com os professores. Foi maravilhoso perceber que, mesmo em meio a tantas dificuldades, os professores caminham em busca de inovações para contribuir na trajetória dos seus alunos, de forma espontânea e interessada. Parabéns professores pelo seu desempenho e dedicação. Obrigada Milena Rocha, pelo convite, espero estreitar ainda mais esses laços, com novas oportunidades como essa", finalizou Maria Beatriz.

Obs.: ALDRAVIA: Poema de seis versos univocabulares, com sintaxe por coordenação, livre de amarras que impliquem limitação de interpretação. A aldravia não é uma frase de seis palavras disposta de forma vertical; aldravia é um poema. Na aldravia, a palavra é o elemento essencial formador da poesia; por isso, uma aldravia prescinde da utilização de recursos visuais adicionais, embora o poeta possa fazer experimentações visuais que não resultem em complicadores de leitura. Esse poema (aldravia) foi criado pelos poetas aldravistas de Mariana (MG) (Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho, J. B. Donadon-Leal e J.S. Ferreira), e foi publicado pela primeira vez no Jornal Aldrava Cultural de dezembro de 2010. Atualmente há milhares de poetas, no Brasil e no exterior, escrevendo e publicando aldravias.

Referências:
Jornal Aldrava Digital
Jornal Aldravinha Cultural
Aldravia – nova forma, nova poesia, de J. B. Donadon-Leal

Palestrante, oficineira: Maria Beatriz Silva
Membro da Associação Internacional de Escritores e Artistas - LITERARTE, na categoria Literata – Matrícula 107.












3 comentários:

  1. Prezada Maria Beatriz:
    Muito louvável toda e qualquer iniciativa que mostre e incentive o prazer da leitura. Ùnica forma de elevar o nível intelectual da pessoa e ajuda ao nosso povo na sua jornada para as luzes.
    Fui (ou sou) Professora e comecei no Curso Fundamental. Atualmente faço palestras em nível universitário, mas tenho linguagem para as crianças, autora que sou de Literatura infantil. Coloco-me à disposição para realizar palestar para profesores ou para escolares. Com tempo se precisar, mande-e um e-mail. Terei prazer em colaborar graciosamente neste projeto cultural, ou em outroa, apesar de ser -com muita honra!- bisavó!
    Beijo, parabéns pela sua atividade.
    Mande-me seu endereço e mandarei alguns livros infantis para os "miúdos".
    Rejane Machado

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, querida Maria Beatriz!
    O Noroeste está de parabéns!
    Continue seus projetos que muita cultura e socialização
    trará pra nossa região, em especial!
    Beijos
    Rita

    ResponderExcluir