quarta-feira, 6 de julho de 2016

O CAXAMBU DE BOANERGES BORGES DA SILVEIRA



Placa na Comunidade Quilombola São Sebastião de Vargem Alegre, de Cachoeiro de Itapemirim (ES)




Estelita Maria da Conceição Caetano era escrava em Vargem Alegre e Calheiros, região de Bom Jesus do Itabapoana (RJ), e foi comprada pelos portugueses da família Machado para amamentar seus filhos na Fazenda da Serra, no Alto de São Vicente, em Cachoeiro de Itapemirim (ES). Lá chegando, casou-se com Canuto Luiz Caetano, escravo "forro".



Canuto, que nasceu no cativeiro, na Fazenda da Serra, em Alto São Vicente, Cachoeiro de Itapemirim (ES), casou-se, na época da escravatura, com Estelita, comprada na antiga Vargem Alegre, hoje Pirapetinga de Bom Jesus, para amamentar os filhos de portugueses




Esta história é contada por sua neta Canuta, da Comunidade Quilombola São Sebastião de Vargem Alegre, de Cachoeiro de Itapemirim (ES), que afirmou:"nossa avó veio amoitada dentro de um caixote antigo de madeira, usado para a travessia de uma província para outraApós Estelita casar-se com nosso avô Canuto, o casal fixou-se na região onde residimos atualmente. Aqui, plantavam café, arroz, feijão e faziam polvilho de araruta".

Canuto construiu sua residência, na época escravocrata, ao lado do rio Fruteira Quente, vendo-se, ao fundo, a Pedra da Penha, em Cachoeiro de Itapemirim (ES)




Prossegue Estelita: "Posteriormente, Guilhermina Mendes de Souza, irmã de Estelita, veio de Bom Jesus com seus filhos, assim como Antônia Mendes de Souza Caetano, minha mãe", assinala.



Centro Comunitário, na Comunidade Quilombola de Cachoeiro de Itapemirim (ES), leva o nome do patriarca



Comunidade conta com 3 campos de futebol



Segundo Canuta, " meu avô acabou sendo considerado 'afilhado' dos portugueses, que o tornaram administrador da fazenda. Quando tornou-se forro, escolheu área próxima ao rio Fruteira Quente para se estabelecer, abriu área e com o dinheiro da madeira e da plantação foi pagando os 'padrinhos' ".

Eunice, Canuta, Pedro Paulo, Anderson (11), Stephanie (6), Hildo e Wantuil, na residência do casal Hildo e Eunice



"Meu avô plantou café, cana de açúcar, fabricou açúcar mascavo, branco e preto, e produziu melaço. Ainda temos um pedaço do tacho da época, que era da altura de uma casa. A imagem de São Sebastião, que está na capela, foi construída na época dos escravos. Posteriormente, ela foi golpeada por machado, porque supuseram que haveria ouro em seu interior.  O Sacrário da Capela, por sua vez, foi estabelecido sobre um uma escultura que tem a forma de um tronco dos escravos", registra.


a
Igreja de São Sebastião. No alto, a imagem de São Sebastião construída na época dos escravos, foi golpeada por suporem que haveria ouro em seu interior



Sacrário da Capela do Santíssimo está localizado sobre escultura no formato de "tronco dos escravos"



Quanto ao caxambu, Canuta diz: "A batida do caxambu praticado aqui, em Vargem Alegre, é diferente dos demais, pois surgiu da fusão do caxambu praticado em Bom Jesus do Itabapoana com o praticado em Cachoeiro de Itapemirim".

A escrava Estelita e parentes viveram na região de Pirapetinga de Bom Jesus conhecida, antigamente, como Vargem Alegre




Estelita e Canuto deram o nome de Vargem Alegre à região onde passaram a viver, na zona rural de Cachoeiro de Itapemirim




O caxambu era praticado em Bom Jesus do Itabapoana, especialmente na Fazenda São Tomé, que foi propriedade de Boanerges Borges da Silveira - e estimulado por ele - pai dos governadores Roberto e Badger Silveira.


Tião Cosme trabalhou por 45 anos na Fazenda São Tomé, que pertenceu a Boanerges Silveira e Chichico das Areias


Segundo Sebastião Florenço da Rosa, conhecido como Tião Cosme, nascido no dia 25/04/1919, Boanerges costumava realizar festas às quartas, sábados e domingos, na Fazenda São Tomé, sempre com apresentação do caxambu.

Tião Cosme conta que "quando dava meia-noite, José, Haroldo e Aníbal, filhos de Sebastião Felício, passavam a cantar uma música para Boanerges, com os seguintes versos:

'Na madrugada, o galo abriu
Oh seu Boanerges, é hora de correr o litro

Na madrugada o galo cantou
Oh seu Boanerges, corre o litro de cachaça e o litro de licor'

E prossegue: "quando houve demanda judicial entre Boanerges e Chichico das Areias pela Fazenda São Tomé, Chichico das Areias disse, certa vez: 'demanda que Boanerges toca contra mim, toco com o dinheiro da venda de ovos das galinhas' ".



Estelita e Canuto tiveram 7 (sete) filhos: Carminda, Orlando, José de Reis, Luís Caetano, Saturnino (pai de Canuta), Dozinha e Arminda. Canuto faleceu com 100 anos, enquanto Estelita morreu com 130 anos. 

No dia 8 de agosto de 2015, por ocasião do primeiro aniversário do lançamento da Pedra Fundamental do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, o Grupo de Caxambu de Vargem Alegre se apresentou no Sítio Rio Preto, num reencontro histórico, recheado de emoções, com suas origens. 
















Caxambu de Vargem Alegre, de Cachoeiro de Itapemirim (ES), na visita histórica ao Sítio Rio Preto, cheia de emoções, no dia 08 de agosto de 2015

Um comentário:

  1. A oportunidade de tomar conhecimento da cultura da minha terra natal não tem preço, parabéns para os blogueiros.
    Saudações musicais.
    TOMEM COMO HOMENAGEM ESTE SAMBA...
    https://wwwpalcomp3.com/ademirfdesouza/escritores-poetas-poetizas-isrc-br-d7d-13-00004-ademir-de-souza/
    https://www.palcomp3.com/rosanamorenocantora/o-nosso-amor-corda-bamba-br-d7d-13-00002-rosana-moreno/
    https://www.youtube.com/watch?v=WA8Pz0vhi24

    ResponderExcluir