quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

A HISTÓRIA DE BOM JESUS EM OBRAS DE ARTE



A artista plástica Fania Ramos Araújo, da cidade mineira de Rio Novo, mesmo município de onde veio Antônio José da Silva Neném, para desbravar Bom Jesus do Itabapoana, em 1842, está concluindo mais uma obra significativa para nossa história.

Após ter brindado nosso município com um belíssimo quadro sobre  Padre Mello e Bom Jesus, ela prepara outra tela que marca um importante episódio de nossa história. Trata-se da Rebelião Bonjesuense ocorrida no dia 20 de junho de 1892, após o governador José Thomaz Porciúncula ter cassado nossa emancipação, que tinha ocorrido no dia 25 de dezembro de 1890.


Resultado de imagem para fania ramos onortefluminense
Obra sobre Padre Mello e Bom Jesus do Itabapoana, de Fânia Ramos Araújo, está em exposição no ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos)

Bonjesuenses se reuniram nesta data, no prédio onde está situado o Big Hotel e desafiaram o governador, proclamando, por conta própria, a nova emancipação do município, nomeando os integrantes do 3º Conselho de Intendência, e realizando atos administrativos. 

O Conselho de Intendência Rebelde ficou constituído por João de Souza Rodrigues, José Boechat, João Pedro Lengruber, Carlos de Aquino Xavier, Severino Teixeira de Oliveira, Cel. Luiz Vieira de Rezende e Antônio Simplício de Salles. Foi nomeado como secretário Antônio Antunes de Siqueira. 

A rebelião bonjesuense durou cerca de um ano. O 3º Conselho de Intendência, formado pelos rebeldes, funcionou até o dia 15 de julho de 1893.

Como o Cel. Luiz Vieira de Rezende não assinou nenhuma das atas desse período, conclui-se que ele, de fato, não integrou o rol dos rebeldes. Por outro lado, pela análise dos referidos documentos, observa-se que a grande liderança deste movimento recaiu sobre Carlos de Aquino Xavier. É com essa visão, que a artista plástica fixa Carlos de Aquino Xavier sentado à mesa.

Na parede da obra de arte, constam os retratos do Governador Francisco Portela, que nos concedeu a primeira emancipação, assim como os do Cel. Pedro Gonçalves da Silva Jr, conhecido como Cel. Pedroca, e Cel. Luiz Vieira de Rezende, os dois prefeitos por ocasião de nossa primeira emancipação, que vigorou de 25 de dezembro de 1890 até 8 de maio de 1892.

Vejam a evolução do trabalho da artista plástica, que dá grande contribuição para o resgate de nossa história.






Fania Ramos Araújo é uma das grandes artistas plásticas do Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário