segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Yuri Gagarin

      Wilma Martins Teixeira Coutinho



Há exatamente 57 anos Yuri Gagarin se tornava o primeiro homem a ser lançado no espaço em 12 de abril de 1961. Foi o primeiro grande marco da corrida espacial. Foi uma luta travada entre Estados Unidos e União soviética para ver quem conquistaria o espaço primeiro.

Faleceu em 27/03/68, em um acidente de avião.

Segundo se expressou, "A terra é azul como é maravilhosa. Ela é incrivel".

Foi condecorado pelo Presidente Jânio Quadros com a Ordem de Cruzeiro do Sul ganhando o título de Embaixador da Paz.

Pois bem, o incrível é que eu tive o privilégio de conhecê-lo .

Trabalhava no Gabinete Civil do então Governador Celso Peçanha, que substituiu o saudoso Governador Roberto Silveira,  quando tive a surpresa de que o cosmonauta Yuri Gagarin se encontrava no Salão Nobre do Palácio acompanhado de Neil Armstrong. De imediato corremos para lá e tivemos a oportunidade de conhecê-lo. De uma simplicidade que tocou a todos.
Fizemos troca de objetos, ele tinha nas mãos um distintivo russo e trocou comigo por uma caixa de fosforos, colocando logo na gola de minha blusa e sai de lá toda prosa.

Dias após em visita a um grande amigo, meu contra parente, que fora meu Chefe de Gabinete na Secretaria de  Educação e Cultura  lá foi eu ostentando aquele distintivo . Quando cheguei, a primeira coisa que ele falou foi "O que é isso em sua blusa?" Eu disse: foi presente do cosmonauta Yuri Gagarin . Um parêntese: ele não simpatizava com os Russos. Não é que ele me convenceu a me desfazer daquele objeto? Apavorou-me dizendo que eu poderia ser presa e etecetera e tal e eu bobinha ele me pedindo licença se desfez de um modo que eu nunca soube.

Ele era conselheiro dos Estudantes Universitário e eu tinha por ele grande respeito e admiração,  ele podia contar comigo para os trabalhos do Gabinete na saudosa Educação.

Ah Dr. Hermes ! só mesmo você conseguiria que eu obedecesse ao seu gesto (ele já não está mais entre nós).

Ficou na minha memória essa passagem de minha vida e é real.

Eu conheci Yuri Gagarin

O7/01/2019

WMTC

Nenhum comentário:

Postar um comentário