segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Por que PRAIA da VITÓRIA, na ilha TERCEIRA?

 

VILA da PRAIA - 11 AGO 1829 - É travada a BATALHA da baía da PRAIA, um combate naval ocorrido neste dia, na baía da então VILA da PRAIA, em que uma esquadra com forças «Miguelistas» intentaram um desembarque naquele trecho do litoral da ilha TERCEIRA. 

A derrota dos absolutistas neste recontro foi decisiva para a afirmação e posterior VITÓRIA dos liberais. Para se perenizar este episódio, a então VILA da PRAIA passou a chamar-se VILA PRAIA da VITÓRIA. 

Na verdade, esta VITÓRIA levou a que, por carta régia de D. MARIA II, de 12 JAN 1837, como reconhecimento, fossem outorgados à VILA da PRAIA os títulos de "Mui Notável" e "da Vitória". 

Quanto à batalha, em si, podem ler-se todos os pormenores numa qualquer boa enciclopédia, ou História Contemporânea de Portugal.

Fonte: "Pozição dos Navios da Esquadra Portugueza na Bahia da Villa da Praia (Ilha Terceira) no combate do dia 11 de Agosto de 1829". Acervo da Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa.

Bibliografia: Catálogo da Exposição Bibliográfica e Iconográfica Comemorativa da Batalha da Vila da Praia. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1930.

Para se conhecer a história da agora cidade açoriana da PRAIA da VITÓRIA, na Ilha Terceira, as suas lendas e costumes, as suas tradições e património, basta REVISITAR o programa apresentado pelo Prof. José Hermano Saraiva, dedicado ao tema, intitulado "A Vitória da Praia".

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/a-vitoria-da-praia/


Enviado por Antonio Soares Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário