domingo, 6 de junho de 2021

13 de junho: 2 ANOS DE SAUDADE DA PROFA. JUDITH DO NASCIMENTO

 




No dia 13 de junho de 2019, falecia a Profa. Judith Arantes do Nascimento, destacada mestra de nosso município. Em 2016, O Norte Fluminense realizou, com ela, a entrevista que segue.

 O Norte Fluminense manifesta os sentimentos à família enlutada. Que Deus conforte a todos!


Da Série Entrevistas de O Norte Fluminense

PROFESSORA JUDITH  ARANTES: A MESTRA DA VIDA


Judith da Aparecida Arantes Tavares foi o nome dado pelos pais Floripes Bastos Arantes e João Esteves Arantes, ao bebê que nasceu no dia 11/06/1926, em Dores do Macabu, distrito de Campos dos Goytacazes (RJ). O segundo nome foi dado em honra à Nossa Senhora de Aparecida.  Segundo dona Judith, "minha mãe sugeriu o nome de Judith, inspirada em um romance, enquanto minha avó paterna, Umbelina, desejava que a madrinha fosse Nossa Senhora Aparecida. Era, aliás, um costume da época. Assim, meu pai resolveu atender a vontade de ambas". 


Primeira fila: avós maternos Umbelina com Aristóteles no colo, Euclides Moreira Bastos e bisavô paterno. Segunda fila: Laudelina (a tia Dina), Melchiedes, Isolina, Ari Moreira Bastos (que foi prefeito de Itaperuna-RJ), e Floripes, mãe de Judith. Foto de 1895, na Fazenda do Desengano,  em Retiro de Muriaé, distrito de Itaperuna (RJ)

Segundo Judith, "Minha mãe nasceu em Retiro de Muriaé (RJ), e meu pai em Ubá (MG). Quando eu tinha menos de um ano de idade, meu pai foi trabalhar no posto de linha férrea, em Ponte do Itabapoana (ES). Poucos meses depois, quando eu tinha cerca de um ano de idade, meus pais se mudaram para Bom Jesus do Itabapoana, uma vez que meu pai veio ser agente da estação de trem, tendo como chefe Olívio Bastos. Meu pai trabalhou também com Esio Bastos, filho de Olívio. Eu estudei com Luciano Bastos no Colégio Rio Branco. Quando fiz o exame de admissão, tirei o 1o. lugar juntamente com ele. Por este motivo, ganhei uma bolsa para estudar no educandário.", lembra Judith.

Dona Judith teve dois irmãos: Maria Luíza, que faleceu quando era criança, e João César. 

"Para minha prezada irmã Judith, com toda a amizade de seu irmão César. 25/9/1956": dedicatória no verso da foto


Judith se recorda que " quando mudamos para Bom Jesus, meu pai adquiriu uma chácara do engenheiro Clark, que tinha vindo a Bom Jesus construir a ponte de cimento. Ocorre que a esposa dele não se adaptou em Bom Jesus, o que permitiu que meu pai adquirisse a propriedade. Quando minha pequena irmã, Maria Luíza, contudo, faleceu por intoxicação, meus pais resolveram mudar de residência. Fomos então morar em Bom Jesus do Norte (ES), em casa localizada em frente à residência do libanês Abdo", registra. 


 Posteriormente, Judith foi estudar em Macaé (RJ): "Estudei no Ginásio Macaense, que era um internato, e cujo diretor era o bonjesuense José BarbosaEm seguida, fui estudar no Rio de Janeiro, e formei-me em Educação Física, pela Universidade do Brasil. Pela conclusão do curso, recebemos, como prêmio, uma viagem a Porto Alegre, com acompanhamento de uma professora", salientou.


Judith (E) e amigas ganharam uma passagem de avião para Porto Alegre, pela conclusão do curso de Educação Física, no Rio de Janeiro.


Judith e seus pais João Esteves e Floripes Bastos, após a missa realizada na Urca, no Rio de Janeiro, por motivo de sua formatura em Educação Física



Judith no campo do Ordem e Progresso F.C., em foto da década de 1960

Judith lembra que "em 1950, quando o Colégio Padre Mello foi fundado, o dr. Nísio Mattar foi indicado diretor interino. Em seguida, assumiu como primeiro diretor do estabelecimento o dr. José Marques. Posteriormente, por indicação do próprio dr. José Marques, eu assumi a direção, sendo, portanto, a 2a. diretora da história do educandário. Depois, fui professora de Biologia e Educação Física no Colégio Rio Branco, no Colégio Técnico Agrícola, no Colégio Zélia Gisner, e no Ginásio Mercês Garcia Vieira, de São José do Calçado, após a aposentadoria do dr. Aristides Rezende. Fui também chefe do sub-núcleo Regional de Educação no Espírito Santo".

Judith diz que, "certa vez, minha família resolveu mudar de residência, para uma casa localizada na conhecida como Rua do Calçado. Há 10 anos,contudo, resido no edifício Galiano Pimentel, na Praça Astolpho Lobo", salienta. 

 Quando comemorou 80 anos, amigos e familiares de Dona Judith realizaram uma grande festa de comemoração, que ocorreu na sede do Rotary Club. Seguem fotos do evento.

Comunidade marcou presença na sede do Rotary Club para a comemoração dos 80 anos de Judith

Epaminondas, Ivonildes, Judith e Therezinha Juliana: amigos de São José do Calçado (ES)


Judith diz gostar muito de São José do Calçado (ES): " Ali eu tenho muitos amigos. Eu pertenço à Academia Calçadense de Letras e não perco uma reunião", registra. Na festa de 80 anos, marcaram presença seus amigos Epaminondas, Ivonildes e Therezinha Juliana.


Elisa, Maria das Graças, Judith, Enid e Aparecida



Judith entre as irmãs Conceição e Maria Izabel  Fragoso


Parentes do sobrinho Paulo César estiveram presentes às festividades

Segundo dona Judith, "vivo a vidarecordando os grande momentos de vida que tive no passado e fico feliz quando fico sabendo que ex-alunos fizeram sucesso na vida. Orgulho-me quando meus ex-alunos brilham", finaliza dona Judith emocionada. 

Ex-aluno Gino Martins Borges Bastos e a alegria do reencontro com a mestra na Ótica Avenida: "Dona Judith, além de magnífica professora de Biologia, dava orientação de vida a todos os alunos. Isso é um tesouro que levamos sempre em nossos corações. Obrigado por tudo, querida mestra!"

2 comentários:

  1. Grande recordação que marca nossa vida! ⚘⚘🙏🏻

    ResponderExcluir
  2. Na verdade os dois anos da morte de minha tia Judith da Aparecida Arantes Tavares será em 13 de julho de 2021.
    No último dia 11 de junho ela faria 95 anos.

    ResponderExcluir