sábado, 5 de junho de 2021

2 anos de saudade de Maria Isabel Fragoso

 

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Maria Isabel Fragoso de Oliveira faria 96 anos no dia 25 de abril









Maria Isabel Fragoso de Oliveira faleceu no dia 4 de junho de 2019, deixando um rastro de saudade. 

Juntamente com os irmãos Maria da Conceição, Sílvia, Maria Isabel e Norma, foi referência moral para nossa comunidade. Os irmãos Geraldo e Renato são falecidos.

Era filha de Antônio Tinoco de Oliveira, presidente da 1ª Câmara de Vereadores estabelecida no dia 4 de outubro de 1947, no período de nossa segunda emancipação.

Quando jovem, estudou, com Roberto Silveira, na Escola Bom Jesus, de Amália Teixeira.

Em 25/10/1952, já revelava todo o seu talento ao alcançar o 7º lugar no Torneio Cultural organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, representando o Colégio Rio Branco, o que levou Bom Jesus a ficar à frente de municípios como Campos dos Goytacazes, Barra Mansa, Nova Friburgo e São Gonçalo, entre outros. 

Dirigiu peças de teatro infantil. 

Posteriormente,  foi mestra,por cerca de 25 anos, no Grupo Escolar Pereira Passos. No Colégio Zélia Gisner, lecionou Psicologia, História, Geografia do Estado do Rio de Janeiro e Elementos de Economia Política. 

Foi professora de 1ª Eucaristia na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, por 20 anos, e uma das fundadoras da Legião de Maria e presidenta da Pia União das Filhas de Maria, entre 1958 a 1960.
  
Na década de 1960, integrou o Clube de Professores, organizado por Clésia Faria Diniz, que chegou a ser Secretária de Educação no governo de Badger Silveira.  

Em 7 de outubro de 1967, seu pai e toda a família receberam a bênção apostólica do Papa Paulo VI.

Exerceu o cargo de Chefe da Inspetoria Estadual de Ensino em nosso município, tendo sido a 1ª mulher inscrita na OAB-RJ em Bom Jesus do Itabapoana.

Foi oblata do Mosteiro de São Bento, por 21 anos, com o nome de Maria Isabel Paula.  

Oradora erudita e talentosa, sempre era convidada para saudar autoridades que compareciam em Bom Jesus. 



Maria Isabel Fragoso de Oliveira vive!

Nenhum comentário:

Postar um comentário