quinta-feira, 10 de junho de 2021

Bom Jesus e região ganharão um ateliê que pretende revolucionar a cultura

 


O aclamado artista plástico, restaurador, historiador de arte, escritor e poeta Adilson Figueiredo está trazendo para Bom Jesus do Itabapoana um projeto inovador: um Café Ateliê nominado "Cafézin".
 Segundo Adilson,
"estou transferindo meu ateliê, Café Atelier do Pátio, localizado na Antiga Fábrica Bhering, do Rio de Janeiro, para Bom Jesus".

Com endereço localizado na Avenida José de Oliveira Borges, no. 616, Adilson informa que pretende estabelecer "um espaço de arte, uma galeria, um café, um local para exibição de filmes e discussão sobre arte e literatura. Pretendo, ainda, promover saraus de poesia, aulas de desenho, de pintura e escultura. Resumindo, pretendo promover a 
cultura geral".

Adilson Figueiredo faz parte do Conselho Municipal de Tombamento de Bens Culturais em Bom Jesus do Itabapoana e é membro da Academia Bonjesuense de Letras.
Trabalhou na Secretaria do Governo do Estado na área da cultura, no Museu do Ingá e no Museu da Imagem de Som (MIS). Trabalhou, ainda, por 10 anos, no INEPAC (Instituto Estadual de Patrimônio Artístico e Cultural).

"Pretendo promover cursos pela manhã, à tarde e à noite. Aos  sábados, idealizo realizar cinemas de arte, com telão. Desejo, ainda, estabelecer
um dia de poesias, abrir espaço para o teatro, realizar
palestras sobre artes e promover Feiras Literárias. Pretendo dinamizar o máximo possível a área cultural, procurando trazer a juventude para essa área. Desejo incentivar, também, o voluntariado, para que as pessoas interessadas possam estar no ateliê se integrando ao ambiente artístico, assim como, quiçá, ganhar bolsa. Almejo, ainda, realizar parcerias para descobrir novos talentos artísticos".

"Saí de Bom Jesus quando eu tinha 15 anos de idade, e fui estudar no Instituto Abel, em Niterói. Depois, formei-me na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Posteriormente, ingressei na 
primeira turma da Faculdade de Restauro da Estácio de Sá. Em seguida, cursei
Pós-Graduação na Faculdade do Mosteiro de São Bento em História de Arte Sacra, no Rio de Janeiro.
Apresentei minha monografia no Congresso Internacional do Barroco Luso-brasileiro, em Braga, Portugal. O tema foi o antigo Convento de São Boaventura de Macacu. Fui diversas vezes à Europa conhecer os bastidores de museus".

"Quero retribuir à minha cidade tudo o que recebi.
Quero contribuir para o desenvolvimento cultural da minha cidade.
Acho que Bom Jesus e região precisam e merecem um espaço agradável que promova encontros, eventos, reunião de artistas e, também, discussão sobre turismo, entre outros". 

Adilson considera possível inaugurar seu ateliê em agosto, o que seria um momento histórico para nosso município. 

 Inscrições para os cursos e contato: 21_999696283.
Instagram:
@cafezinatelier
Facebook:cCafezin. 

Para consultas:
FACEBOOK:
Cafeatelier dopatio

Instagram:
adilsonfigueiredo315.

E-mail: figueiredoadilson@yahoo.com.br














Café Atelier do Pátio, na Antiga Fábrica Bhering/RJ. Adilson está transferindo seu atelier do Rio de Janeiro para Bom Jesus


2 comentários:

  1. Nossa querida Bom Jesus se enriquecerá desse riquíssimo conhecimento do grande artista. 👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Maravilha para Bom Jesus , esse querido povo merece. Cidade de mil atrações! Parabéns Adilson!

    ResponderExcluir