domingo, 6 de junho de 2021

20 de junho: O DIA DA REBELDIA BONJESUENSE


Tela da consagrada artista plástica mineira Fânia Ramos registra o momento em que bonjesuenses, liderados por Carlos Xavier de Aquino (sentado), proclamaram, onde está situado o prédio do Big Hotel, no dia 20 de junho de 1892, a autonomia de Bom Jesus do Itabapoana, desafiando o governador Thomaz Porciúncula, que cassara nossa emancipação no dia 8 de maio do mesmo ano (acervo do ECLB)



No dia 24 de dezembro de 1890, o governador Francisco Portela elevou-nos à condição de município pela primeira vez. No dia seguinte, 25 de dezembro, foi instaurado o novel município, com grande júbilo da população. 

Ocorre que, no dia 2 de maio de 1892, o governador José Thomaz Porciúncula extinguiu nossa autonomia, nos anexando a Itaperuna.

Irresignadas com a decisão do governador, lideranças bonjesuenses se reuniram no dia 20 de junho de 1892 em uma das salas da antiga Intendência (situada no atual prédio do Big Hotel), e decidiram proclamar, por conta própria, novamente, a nossa condição de município, nomeando prefeito e vereadores.

Designaram, então, os novos intendentes (vereadores), que foram os seguintes: João de Souza Rodrigues, José Boechat, João Pedro Lengruber, Carlos de Aquino Xavier, Severino Teixeira de Oliveira, Luís Vieira de Rezende e Antonio Simplício de Salles.

João de Souza Rodrigues, por ser o presidente do Conselho da Intendência, tinha poderes equivalentes ao do atual prefeito. Por outro lado, como Luís Vieira de Rezende não assinou a ata, e não participou das reuniões posteriores, conclui-se que o mesmo não esteve presente por ocasião da proclamação do restabelecimento de nossa autonomia.

Carlos de Aquino Xavier (1839-1932) foi um dos rebeldes de Bom Jesus do Itabapoana contra a extinção do município


A destacada artista plástica mineira de Rio Novo, mesmo município de onde veio Antônio José da Silva Neném para desbravar Bom Jesus em 1842, pintou um belo quadro retratando esse momento histórico. Na tela, encontra-se, sentado à mesa, Carlos de Aquino Xavier, a grande liderança do movimento. Na parede, se encontram as fotos dos ex-prefeitos neste curto período de autonomia: Pedro Gonçalves da Silva Jr e Cel. Luiz Vieira de Rezende, assim como do ex-governador Francisco Portela.

Segundo assinalou Luciano Augusto Bastos, em seu livro "DE MUNICÍPIO A DISTRITO", que resgatou a história de nossa primeira emancipação, 

"foram as seguintes as pessoas que assinaram a Ata, após os Intendentes e secretário [Antonio Antunes de Siqueira]: Joaquim Sérgio Bastos, Francisco Boechat, Herculano Rodrigues de Souza, Manoel Cândido Fragoso, Pedro Rodrigues de Siqueira, Valeriano Alves Barbosa, Henrique José Boechat, Galiano Chevraud, Laurindo Antonio Nunes, José Boechat Filho, Jacinto Plácido de Lima, João Emílio Boechat, Albino Gonçalves Maia e José Luiz de Carvalho".


Resultado de imagem para livro de município e distrito bom jesus do itabapoana o'norte fluminense
"De Município a Distrito", livro de Luciano Bastos publicado pela Editora O Norte Fluminense, contou a história da nossa primeira emancipação, que ocorreu entre 25/12/1890 a 2/5/1892

Nenhum comentário:

Postar um comentário