terça-feira, 1 de junho de 2021

Calendário - JUNHO



02. Nascimento do Dr Nino Moreira Seródio, um dos gênios de nossa cultura, Durante nove anos, construiu um complexo cultural no distrito de José Carlos, Apiacá, que foi inaugurado como Casa dos Açores do Espírito Santo, com influência em solo capixaba e no Vale do Itabapoana.
03. Inauguração, em 1879, da Estrada de Ferro Carangola-Santo Eduardo.
04. Falecimento da Professora Maria Isabel Fragoso de Oliveira, em 2019.
06. Inauguração da Subprefeitura, no edifício Seródio, localizado na Praça Governador Portela, em 1936, tendo como Sub¬prefeito o dr. José Vieira Seródio. Estiveram presentes na inauguração: Dr. Raul Travassos, deputado Cesar Ferolla, Padre Antônio Francisco de Mello, Osório Carneiro, Jandyr Froes, Cel. Luiz Vieira de Rezende, dr Marcarino Garcia de Freitas, Cel. Adelino Garcia Bastos, Joaquim Carneiro de Souza Machado, dr. Ivan Cardoso Lopes Ribeiro, Major Franklin Rabello, Domingos Caramusi e Guanabarino de Oliveira. O prédio foi construído em 1934, pelo português Manoel Vieira Seródio; nascimento de Paulo Tardin, o Paulinho Discos, o maior colecionador do Brasil de filmes raros e de faroeste.
10. Padre Mello compôs soneto em homenagem a Camões, em 1932, no dia comemorativo ao vate português, a Portugal e às Comunidades de Língua Portuguesa.
11. Nascimento do ex-governador Roberto Silveira, em 1923, no Sítio Rio Preto, Calheiros. Estudou na Escola Municipal de Barra do Pirapetinga, com a professora Olga Ebendinger. Posteriormente, estudou na Escola Bom Jesus, da professora Amália Teixeira, e no Colégio Rio Branco, em Bom Jesus do Itabapoana. Na década de 1940, estudou na Faculdade de Direito de Niterói. Elegeu-se deputado estadual em 1947, sendo reeleito em 1950. Em 1951, casou-se com a bonjesuense Ismélia Saad, filha do libanês Merhige Hanna Saad e Alzira Sauma Saad. Com ela teve três filhos: Jorge Roberto, quatro vezes Prefeito de Niterói, Dôra, museóloga e historiadora, e Márcia, socióloga. Jorge é casado com Cristina Ramalho Silveira com quem tem um filho: Roberto. Márcia é casada com o médico Alberto Domingues Viana, radiologista e professor da UFF. Eles possuem um casal de filhos: João Alberto, médico como o pai, e Maria Roberta, que é administradora de empresa.Foi secretário estadual do Interior e Justiça, sendo eleito vice-governador em 1954. Foi eleito governador em outubro de 1958.Pretendia transformar Bom Jesus do Itabapoana em polo de desenvolvimento industrial através da construção da Grande Usina de Rosal. A construção da Usina Piloto Franca Amaral objetivava a cessão de energia para a construção daquela.Tido como futuro presidente da República, sucedendo a João Goulart, após adentrar em helicóptero para verificar os estragos causados pela enchente em Petrópolis, o aparelho desgovernou-se ao decolar, havendo séria hipótese de sua morte ter sido planejada. A queda do aparelho causou a morte de Roberto Silveira, que morreu em decorrência das queimaduras sofridas. Na herma existente na Praça Governador Portela, consta os seguintes dizeres: "Roberto Silveira, Filho Dileto, Glória de Bom Jesus do Itabapoana"; nascimento da Professora Judith do Nascimento, em 1926.
12. Nascimento de Joaquim Rodrigues Souza Campos, o Cel. Quinca Bento, um dos desbravadores de Arraial Novo, região do distrito de Calheiros, em 1882.
13. Falecimento da Professora Judith Arantes do Nascimento, em 2019.
14. Falecimento do escritor Octacilio de Aquino, um dos gênios de nossa literatura.
16. Fundação do Grupo Musical Amantes da Arte, em 1990, por Ana Maria Teixeira Baptista; Nascimento de Levy Xavier, o primeiro maestro bonjesuense, em 1904.
18. Chegada de Padre Mello a Bom Jesus do Itabapoana, em 1899.
20. Dia da Rebeldia Bonjesuense. Bonjesuenses não aceitam o decreto de 8 de maio de 1892 do governador Thomaz Porciúncula, que transformou nosso município em distrito de Itaperuna. Nomeiam, então, João de Souza Rodrigues como prefeito (presidente do Conselho de Intendência) e os vereadores (intendentes) Cel. Luiz Vieira de Rezende, José Boechat, João Pedro Lengruber, Carlos de Aquino Xavier, Severino Teixeira de Oliveira e António Simplício de Salles. Antonio Antunes de Siqueira foi nomeado secretário.
22. Falecimento de Delton de Mattos, um dos gênios de nossa literatura, em 2019.
29. Nascimento da escritora, trovadora, sonetista e compositora Vera Maria Viana Borges, um dos gênios de nossa cultura, em 1944; falecimento do poeta Onofre Nunes, em 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário