domingo, 13 de junho de 2021

Usina Hidrelétrica Itaipu: visita de uma bonjesuense


Dra. Stephanie Rezende Alvarenga Moulin Mares






A Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional começou a ser construída em 1975, no governo militar do General Geisel. Como o rio Paraná pertence ao Brasil e ao Paraguai, criou-se uma empresa de direito internacional, metade do governo federal brasileiro e metade do governo paraguaio.

Na época, o investimento foi de 100 milhões de dólares, parte custeado por empréstimos feitos com bancos internacionais; ainda hoje sendo pagos em prestações mensais.

A empresa gera cerca de 40 milhões de watts por ano (o equivalente ao uso de 500 mil barris de petróleo, se fosse uma termoelétrica).

Tem 3 mil funcionários!

Demorou 16 anos para ser construída e 143 funcionários morreram em acidentes de trabalho durante a construção.

Inúmeras pessoas e instituições foram fundamentais para que tudo desse certo. A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) da Marinha do Brasil, por exemplo, exerceu importante papel no estabelecimento da cota da lâmina de água do rio, junto à Comissão de Levantamento do Rio Paraná (CLRP).

Na lateral da estrutura ficam 3 comportas, que só ficam abertas extravasando um jato alto de água, se o nível do reservatório ficar acima de sua capacidade. Não era o caso, por isso estavam fechadas durante a visita feita em 23 de maio de 2021. As comportas têm ficado abertas cerca de 2 vezes por ano.

A usina tem 20 enormes turbinas. À frente delas há um prédio com a sala de controle de máquinas. O trajeto lembra a praça de máquinas de um navio, porém de um tamanho que vai além do que os olhos podem ver!

Foi um passeio adorável essa maravilha da engenharia!








* Dra. Stephanie é médica cardiologista da Marinha do Brasil e possui mestrado e doutorado na área de Fisiologia Cardíaca.

3 comentários:

  1. Sempre linda, elegante e compartilhando suas experiências. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia.
    Que bacana saber um pouco de uma obra tão grandiosa e importante para nosso país.
    Parabéns amiga. Grande abraço.

    ResponderExcluir