segunda-feira, 14 de junho de 2021

O inventário de Antônio Teixeira de Siqueira, em 1855, e Padre Mello

Padre Mello deu a Bom Jesus sua história


Segundo Padre Mello, em seu texto "Primórdios de Bom Jesus", inserido no livro "Padre Mello, Prosa e Versos", editado por Delton de Mattos, em 2005, sua principal fonte de informação sobre a história de Bom Jesus foi Antônio Teixeira de Siqueira (outras fontes foram Dona Francisca de Paula Figueiredo Soares, Manoel Pinto de Figueiredo, Adelino Gonçalves, Juvenato Theotônio da Silva, Francisco José Borges e Antônio dos Santos Lisboa).

Foi entrevistando os mais antigos moradores de Bom Jesus, a partir de 1899, quando aqui chegou, que Padre Mello "doou" a Bom Jesus a sua história, como registrou certa vez Elcio Xavier, o Príncipe dos Poetas.

Padre Mello considera que Antônio Teixeira de Siqueira chegou a Bom Jesus antes de 1850. Segundo o pároco açoriano, "ele comprou de Silva Pinto a Fazenda da Barra e, naquele ano (1850), já Silva Pinto tinha construído a casa-mater, de que tenho falado, para mudar-se da Barra".

A pesquisadora Cristina Borges recebeu de Dona Nina, cópia do inventário de Francisco Teixeira de Siqueira, de 1855


Por outro lado, segundo o inventário de Francisco Teixeira de Siqueira, falecido em 3 de novembro de 1855, em Vila do Pomba (MG), pai dos irmãos Francisco, Antônio e José Teixeira de Siqueira, entre outros -  cuja cópia foi entregue pela Dona Nina à pesquisadora Cristina Borges -  "deve o casal do Inventariado a Francisco da Silva Pinto, de resto na compra da Fazenda sita no Itabapoana a quantia de 6 contos e 500 mil réis", sendo registrado o seguinte sobre a fazenda: "Fazenda da Barra no Itabapoana, distrito de Bom Jesus, Ribeirão do Pirapetinga em comum com Antônio Teixeira de Siqueira e Francisco Teixeira de Siqueira".

Como Padre Mello assevera que os três irmãos Antônio Teixeira de Siqueira, Francisco Teixeira de Siqueira e José Teixeira de Siqueira residiam na Barra do Pirapetinga, uma hipótese razoável é a de que José Teixeira de Siqueira tenha pago o que era devido ao Alferes e, assim, se unido aos dois irmãos na fazenda da Barra do Pirapetinga, após 1855.


4 comentários:

  1. Olá, gostaria de ter acesso a este documento, pois sou descendente de Antonio e Francisco Teixeira de Siqueira. Vocês poderiam me ajudar?

    ResponderExcluir