quinta-feira, 17 de junho de 2021

Quinca Reis, um visionário de Bom Jesus do Itabapoana

 



Joaquim Teixeira Reis, o Quinca Reis



Joaquim Teixeira  Reis, que ficou conhecido como Quinca Reis, filho de Joaquim Teixeira de Siqueira Reis, nasceu em 25/03/1892. Foi um homem visionário que colaborou decisivamente para o desenvolvimento de Bom Jesus do Itabapoana. Ele ajudou a fundar a CAVIL, em 1954. Com os filhos de Antonio José Borges adentrando para os quadros da Cooperativa, levaram para lá a fórmula da manteiga que ganhou o Prêmio Nacional de Qualidade em 1990, quando Fernando Nogueira era o seu presidente.

Quinca Reis possuía contato com pessoas de todo o Brasil, e ficava sempre atualizado com as novidades tecnológicas do seu tempo. Ele chegou a arrendar uma área em Santo Eduardo (RJ) para estocar mercadorias para serem embarcadas em trens.

Quinca Reis nasceu em Bom Jesus do Itabapoana, oriundo de família de Minas Gerais. Casou-se em primeiras núpcias, com Teresa Cristina Moraes,  tendo os filhos José Reis de Moraes e Maria Reis de Moraes. Em segundas núpcias, após tornar-se viúvo, casou-se com Maria Teresa, sua cunhada, conhecida como Dona Mulata, e tiveram os filhos Margarida,  Teté, Terezinha, Juraci e Colombino.

O sítio do Sacramento pertence à 4a. geração.

Quinca Reis possuía cerca de 16 anos de idade, em 1913, quando iniciou atividades no comércio. Aprendeu a ler sozinho e com 19 anos já era comerciante. Emprestava dinheiro e com 22 anos se tornou a pessoa mais rica da região. Estocava carne de porco, de boi e milho. As pessoas pagavam as dívidas com arroz e feijão, pois não havia dinheiro na época.

Contabilidade da Usina Santo Antônio, construída por Quinca Reis e seu sobrinho Antônio José Borges, por volta de 1950


Na casa de Quinca Reis foram encontrados livros de Machado de Assis e "Os Lusíadas", de Camões. Além disso, foi um dos primeiros a utilizarem o telefone para o comércio. A Usina Santo Antônio, a 1a. Hidrelétrica de Bom Jesus, também foi construída por Quinca Reis e seu sobrinho Antônio Borges por volta de 1950. O objetivo era iluminar a Barra, casas e promover a iluminação pública. A ideia foi de Quinca Reis, que comprou o equipamento.

A Casa da Manteiga, de Messias Borges Ribeiro, cunhado de Quinca Reis, pertencia  à fazenda da Barra. Com o falecimento de Messias, seu filho, Antônio José Borges, com 17 anos, assumiu, junto com os irmãos, a administração da Casa.

Na Fazenda Sacramento, havia uma bica que era utilizada para pilar café. A água, deslocada cerca de 3 km para a então Fazenda Sacramento, era utilizada para mover uma pedra que pilava o café. A construção era também feita com cauim. "Monjolo" seria o nome dado à pedra que, movida pelas águas, pilava o café. Posteriormente, tropas e carros de boi levavam as mercadorias para Santo Eduardo, onde eram embarcadas em trem para Rio de Janeiro e Minas.

Até hoje, Quinca Reis é lembrado como um dos grandes empreendedores e visionários de nossa região.

(Contribuiu com o texto a pesquisadora Maria Cristina Borges. Foto cedida por Thadeu de Moraes Almeida).

Um comentário: