sábado, 7 de maio de 2016

CCMB SE DESTACA EM PROJETO QUE INCENTIVA A LEITURA




Maria Beatriz Silva, diretora do CCMB




CCMB - PALESTRA: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO NOSSO DIA A DIA 

Ocorreu no dia 03 de maio, na Sala de Documentário Carlos Pronzato, no CCMB (Centro Cultural Maria Beatriz), em Laje do Muriaé (RJ), palestra de incentivo a leitura e  escrita, com a turma de Formação de Professores do CIEP 343, acompanhada da professora Maria Márcia Zeverino. A palestra foi ministrada pela escritora Maria Beatriz Silva.  Além de acrescentar conhecimento e poder interagir com a escritora, os alunos utilizam das palestras para complementação de trabalhos relacionados a leitura na sala de aula, como também conta horas nos Estágios Supervisionados do ano letivo. A palestra é uma iniciativa do projeto da Biblioteca Comunitária Esperança, “Fazendo Mais Leitores”, promovido pelo CCMB, tendo como objetivo o incentivo à leitura e a escrita, esse projeto vem somando com o “Programa Superação Jovem na Sala de Leitura”, desenvolvido pelas escolas. 
O evento foi divido em três etapas:
 1ª etapa: Palestra ocorrida no dia 03 de maio – com o tema A Importância da Leitura no Nosso Dia a Dia, iniciamos com uma reflexão utilizando as frases:  - Oh! Bendito o que semeia livros... Livros a mão cheia... E manda o povo pensar. (Castro Alves) - O homem já nasci condenado a leitura. (Bartolomeu Campos de Queirós) de seguida   foram abordados os seguintes tópicos: O Que é Leitura, Ato de Ler, O Ato de Ler e os Sentidos, as Emoções e a razão ( LEITURA SENSORIAL – explicação e apresentação de vídeo Canção do Exílio, Gonçalves Dias. LEITURA EMOCIONAL – explicação e apresentação de vídeo Amor é Fogo Que Arde Sem  Se Ver, Luiz Vaz de Camões. LEITURA RACIONAL – explicação e leitura conjunta com os alunos do Poema Racional da autora Brigitte, Quem lê se Liberta,  Porque Ler Todos Os Dias? – explicação e apresentação de vídeo com uma Paródia com o tema Amo Leitura. Concluímos a primeira etapa da palestra sobre a Importância da Leitura no Nosso Dia a Dia, com grande êxito e participação ativa dos alunos. Ao final  visitaram a Biblioteca Comunitária Esperança, do CCMB.  A palestrante concluiu  com a doação de kits de livros para a Sala de Leitura.
“A leitura é parte integrante da vida diária. Por este motivo a sua aquisição deve ser direcionada para seus usos e funções sociais. Dominar a leitura é ter acesso aos bens culturais, é descerrar outros mundos; é fortalecer o processo de construção do saber; é alcançar níveis mais elevados de pensamento e de consciência critica; é alcançar patamares mais altos na cultura falada. Por isso, é necessário que a criança reconheça a linguagem escrita como um instrumento de comunicação, de inserção na sociedade.” Concluiu, Maria Beatriz.
2ª etapa: A palestra será ministrada no dia 10 de maio.
3ª etapa: ocorrerá no dia 17 de maio, concluindo com palestra e oficina de Aldravia. - (Aldravia: poema de seis versos univocabulares, com sintaxe por coordenação, livre de amarras que impliquem limitação de interpretação. A aldravia não é uma frase de seis palavras disposta de forma vertical; aldravia é um poema).
“Se é praticando que se aprende a nadar, se é praticando que se aprende a trabalhar. É praticando também que se aprende a ler e escrever. Vamos praticar para aprender e aprender para praticar melhor.” VAMOS LER... Paulo Freire (1999). (com informações do CCMB)


4 comentários:

  1. Parabéns por este projeto amigos.
    Sucesso sempre , pelo incentivo à leitura

    ResponderExcluir
  2. Cara Maria Beatriz:
    O programa me deu água na boca. Infelizmente eu não poderia ir por várias razões. Mas permita-se um comentário sobre Aldravia. Não sou entusiasta dessa forma, porque leio muito poucas- pouquíssimas que obedecem à regra de seis palavras. Porque o uso de conectivos "mata" o espírito e impede que se considere poema uma composição que usa "de", "no" "em", etc como sendo palavras. Não são!

    ResponderExcluir