segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Expectativa para a apresentação dos Bonecos do Tupy no Carnaval Tradicional



Toninho do Tupy, os tradicionais Bonecos e André Luiz de Oliveira

Antônio Francisco de Paula, o famoso Toninho do Tupy, pode ser considerado uma legenda do Carnaval. Nascido na rua Guilherme Mathias, em Bom Jesus do Itabapoana, no dia 02 de abril de 1930, e filho de João de Paula e Rosa Maria de Paula, teve seis irmãos: Geraldo, José Carlos, Maria José, Neném, Odete e Aidê.




Em 1952, resolveu fundar, em Bom Jesus do Norte (ES), para onde se mudara, juntamente com Benedito Ramos, conhecido como Taioba, e Eron Tardin, o Unidos do Samba. Em 1958, fez amizade com Rubens, um nordestino, que deu a ideia de construir um boneco para desfilar no carnaval. Foi assim que surgiu o primeiro boneco: o Careca Barrigudo, há 59 anos. Desta maneira, Toninho do Tupy aprendeu a técnica de construir bonecos, tendo sido inclusive personagem de matéria de televisão há cerca de dez anos atrás.  

Toninho do Tupy e seus Bonecos em foto tirada por cinegrafista da InterTV, afiliada à TV Globo, há 10 anos 

Após o falecimento de Benedito e a mudança de residência de Eron para outro município, Toninho conseguiu adquirir um prédio que pertencia a José Mansur, também em Bom Jesus do Norte, e resolveu fundar o Tupy Dancing Club, inspirado no nome de um clube do Rio de Janeiro que frequentava na Praça Tiradentes, juntamente com outros bonjesuenses.




Os Bonecos do Tupy sempre desfilaram nos áureos tempos dos carnavais de Bom Jesus do Itabapoana e eram um dos fatores do sucesso da festa. Na medida em que a autêntica cultura carnavalesca foi perdendo força, os Bonecos foram relegados ao ostracismo. A última apresentação dos Bonecos do Tupy ocorreu em 2012. Neste ano, contudo, graças ao gênio de Raul Travassos, o novo secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura de Bom Jesus do Itabapoana, o Carnaval Tradicional retornará às ruas de nosso município, resgatando esta importante cultura de nossa gente. O clima é de grande empolgação. 




Virão a Bom Jesus os cineastas Phillip Johnston e Rocio Salazar, do Rio de Janeiro, especialmente para filmarem este importante acontecimento. Além dos blocos que estão se preparando para a notável festa, há grande expectativa para que os Bonecos do Tupy também se apresentem. 



Para que isso ocorra, contudo, será necessário um apoio financeiro para reparos e remunerar os sambistas que guiarão os Bonecos. Que venham os apoios necessários para o resgate de nossos autênticos valores!




Toninho do Tupy e o gesto tradicional para os bateristas do Tupy

Um comentário:

  1. Saudações carnavalescas.

    https://www.palcomp3.com/rosanamorenocantora/foi-mal-isrc-br-d7d-10-00005-rosana-moreno/

    ResponderExcluir