domingo, 13 de agosto de 2017

OS 70 ANOS DE FALECIMENTO DE PE. MELLO


"A gratidão é a memória do coração"               (provérbio francês)

Há exatamente 70 anos, em 13/08/1947, falecia o Pe. Antonio Francisco de Mello, açoriano da Ilha de São Miguel, da Freguesia da Achada Grande, no Município do Nordeste. Chegou a Bom Jesus em 18/06/1899, enriquecendo substancialmente a História deste município não somente no plano religioso. Contribuiu imensamente para o seu desenvolvimento cultural, histórico e na luta pela sua emancipação política.
Contribuiu, ainda, de maneira decisiva, em especial, para a Festa do Padroeiro e da já antiga e tradicional devoção ao Espírito Santo, aqui já existente. Acrescentou-lhe costumes da sua terra natal, como as visitas dos Símbolos Sagrados da Coroa e do Cetro do Divino Espírito Santo às casas e, de uma maneira indelével e sobretudo marcante, o Hino, que ficou carinhosa e popularmente conhecido por "Alva Pomba", o mesmo Hino do Divino Espírito Santo dos Açores, que dizia conhecer desde menino nas Festas dedicadas ao Espírito Santo no seu torrão natal.
Não bastasse isso, ainda teve o seu momento de glória maior, já bem idoso e adoentado, ao ver cumprido o seu desejo de vir a falecer em plena Festa, que tanto amava, não sem antes deixar ordens expressas para que esta não fosse interrompida, caso ocorresse o desenlace previsto.
Portanto, hoje é um dia de Festa, como aquele de 70 anos atrás e devemos lembrar, com extrema gratidão, daquele que, sem abandonar jamais a sua origem portuguesa e açoriana, das quais tanto se orgulhava, assumiu as alegrias, as dores e a identidade do povo bonjesuense, como se fossem suas, evangelizando, instruindo e dignificando a alma deste povo de que sentia tanto orgulho.
Naturalmente, muito mais se teria a falar e contar sobre este período tão profícuo em que Pe. Mello nos doou os seus inúmeros dons. Preferimos pensar, contudo, como ele gostaria que aproveitássemos bem e de maneira saudável a Festa, a sua Festa de Agosto...

NOTA: provavelmente, esta é a foto mais antiga do Pe Mello de que se tem conhecimente. Possivemente, data entre os anos 1905/1906 e foi restaurada pelo meu primo Ney Deluiz, um profissional muito talentoso e por quem tenho muita estima e gratidão; da mesma forma, sou muito grato a quem me entregou a foto, que prefere o anonimato.
Estas coisas representam, para mim, um valor inestimável, que deve ser colocado, neste momento, como um instrumento para contribuir com a História desta terra tão querida pelo Pe. Mello.
Bom Jesus do Itabapoana(RJ) - 13/08/2017

Antonio Soares Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário