terça-feira, 29 de agosto de 2017

BOM JESUS DO NORTE SE DESPEDE DO CIRCUITO CULTURAL COM ALEGRIA E ESPERANÇA EM DIAS MELHORES






Pode-se dizer que a noite do dia 28 de agosto, no Quiosque Ponto de Encontro, localizado na Praça Astolpho Lobo, em Bom Jesus do Norte (ES), constituiu-se em um momento mágico que entrelaçou alegria e esperança em dias melhores.

Com efeito, por ocasião do encerramento das atividades do 8º Circuito Cultural Arte Entre Povos - organizada por Toninho Gualhano com o apoio da comunidade - foi possível verificar a grandeza do evento, através dos trabalhos desenvolvidos especialmente pelos jovens que participaram das oficinas de artes plásticas, cerâmica, aproveitamento de material reciclável, contação de histórias e documentário.

O renomado artista plástico cubano Francisco Rivero orientou a produção artística de seus pupilos, fazendo com que possamos vislumbrar o aparecimento de vários artistas plásticos norte bonjesuenses.

A artesã Edilene Peris, com sua habilidade na cerâmica, propiciou que muitos jovens tenham as condições de se devotar à atividade, como meio de expressão artística, ou na confecção de artesanato para fins de fonte de renda.

A artista plástica Eunice Caldas ministrou oficinas de aproveitamento de material reciclável, estimulando os jovens a ter um olhar aprimorado para o mundo que nos cerca, e capacitando-os para a criação de um artesanato qualificado.

A escritora Neusa Jordem, por sua vez, através das oficinas de contação de histórias, arrebatou o público com o seu dom de comunicação, despertando nos jovens a capacidade da poesia e o interesse na literatura, o alimento da alma.

Já os aclamados cineastas Phillip Johnston e Rocío Salazar trouxeram toda a experiência para despertar nos jovens a capacidade de serem agentes na construção de uma nova linguagem através das imagens, potencializando o despertar da formação de novos cineastas.

Ocorreu, também, nesta memorável noite, uma pequena Feira de Artesanato, a respeito da qual um das expositoras salientou, no final: "vendi, aqui, mais do que vendi na Feira do Merco Noroeste em Itaperuna". Esta, realmente, é outra vertente de um ambiente cultural, onde o público participante tem anseio por produtos artísticos. Outra pequena Feira de Livros também proporcionou a venda de várias obras trazidas por Neusa Jordem.

Toninho Gualhano e a comunidade de Bom Jesus do Norte deram, dentro do 8º Circuito Cultural Arte Entre Povos - organizado nacionalmente pelo Centro Cultural Maria Beatriz, de Laje do Muriaé (RJ) - uma bela demonstração de que a sociedade anseia por arte e cultura, instrumentos de construção de uma sociedade humana.


Toninho Gualhano e os artistas do Circuito Cultural

Jailton da Penha entregou o certificado à artista plástica Eunice Caldas

Francisco Rivero e as novas artistas plásticas de Bom Jesus do Norte


Colégio Estadual Horácio Plínio recebeu oficina de documentário, na manhã do dia 28 de agosto


     Centro Educacional Rosa de Souza Pereira recebeu oficinas de cerâmica, aproveitamento de material reciclável e contação de histórias no dia 28 de agosto

O trabalho dos alunos do Centro Educacional Rosa de Souza Pereira foi exposto na Feira de Artesanato

Livros tiveram grande procura























Nenhum comentário:

Postar um comentário