quarta-feira, 23 de agosto de 2017

O 8º CIRCUITO CULTURAL ARTE ENTRE POVOS EM MUTUM (MG)

                                                                       Maria Beatriz




Mutum (MG) viveu um grande momento de integração latino-americana, por ocasião do Circuito Cultural Arte Entre Povos. Atividades diversas em todos os distritos foram realizadas com grande interesse das comunidades. Na noite do dia 06 de agosto, a escritora Neusa Jordem, que integra a comitiva e antecipou-se ao evento, participou do lançamento do livro de poemas "Indrisos, O homem e Suas Perdas", do professor e escritor mutuense Cláudio Antonio Mendes.

Aconteceu na noite no dia 07 de agosto a abertura do 8º Circuito Cultural Arte Entre Povos, com a apresentação do Grupo de Câmara da Banda Musical Mutuense. 



As oficinas alusivas ao Quarto Encontro de Folias e Charolas de São Sebastião, ano do seu centenário, aconteceram entre os dias 08 a 13 de agosto.

A oficina de Documentários, com o casal Phillip Johnston e Rocío Salazar, ocorreu no Córrego da Ponte Alta, com os alunos entrevistando o mestre de folia, resultando em um curta que foi exibido no encerramento do Circuito Cultural, no Parque de Exposições. 



No distrito de Ocidente, a oficina de Cerâmica com a artesã Edilene Peres resultou na confecção de instrumentos musicais e peças retratando componentes das folias e charolas através da arte da cerâmica. Os trabalhos foram alvo de exposição no encerramento do evento, que muito encantou o público presente. 

A oficina de Literatura no distrito sede e na Escola Municipal José Candidato em São Roque, com a escritora Neusa Jordem, desenvolveu vários temas literários com professores e alunos: Oficina de Contação de histórias, “Para o que serve a literatura?”, oficina de fantoches, oficina de poemas e contação de histórias para criança



A oficina de Artes Plásticas com o cubano Francisco Rivero ocorreu em Imbiruçu, juntamente com os alunos da Escola Estadual deste distrito, que confeccionaram quatro painéis.

A oficina com material de Reciclagem, com finalidade de ornamentação natalina, ocorreu com a artesã Eunice Caldas, no distrito de Humaitá,  resultando em uma árvore de natal trabalhada com 1.200 garrafas pets, uma vela, entre outros ornamentos.



A oficina de Fotografias ocorreu no distrito de Roseiral com Cimar Pinheiro e Cida Moreti,  em três turnos, capacitando 100 alunos. 

Além das oficinas, foi promovido um passeio cultural na Pedra Santa, na Pedra Santa, localizada no Distrito de Imbiruçu, e uma visita à casa do artista mutuense Antônio Marcos, ocasião em que suas obras foram conhecidas.

Através destas oficinas, as crianças e jovens desenvolveram trabalhos relacionados à história das Folias e Charolas de São Sebastião, resultando em  trabalhos que despertaram o interesse em saberem mais. Todos saíram enriquecidos pelo conhecimento acrescentado.

O Secretário Municipal de Cultura, César Tomé e a organizadora nacional do Circuito Cultural Arte Entre Povos, Maria Beatriz, visitaram todas as oficinas ocorridas nos distritos, acompanhando as atividades ali desenvolvidas. 

Percebia-se que professores e alunos se sentiam felizes ao receberem as atividades do Circuito Cultural. Todos os momentos que passei em Mutum foram inéditos, de muitas alegrias e muitas emoções. Foi uma grande satisfação, para mim, compartilhar atividades com um Secretário de Cultura, dinâmico, totalmente envolvido no projeto e com a comunidade. Parabéns a todos os que contribuíram para o sucesso do Circuito em Mutum, em especial, ao Secretário de Cultura César Tomé, pela sua vocação e amor pela cultura e pelo povo mutuense.


MUTUM (MG): CIRCUITO CULTURAL ARTE ENTRE POVOS, CENTENÁRIO, FOLIAS E CHAROLAS DE SÃO SEBASTIÃO.

Encontros, descobertas de pessoas próximas que não se conheciam, curiosidades das crianças e jovens ao receberem o novo, convivências compartilhadas entre todos os participantes, somas e trocas de conhecimentos, liberdade de expressão, lembranças, recordações... Emoções... Muitas emoções! Momentos únicos de um povo sentir o pertencimento de sua gente de suas raízes, oportunidades tantas de buscar de acordar uma história adormecida.   Somos responsáveis pelos outros, mas por vezes esquecemos os caminhos que nos levam a este atalho. É na convivência que encontramos a mudança desde que nos sentimos livres, abertos para sermos estimulados pela ideia e sentimentos dos outros.  É na oferta de boas ações que podemos ter um retorno promissor. O Circuito Cultural nos leva a perceber que somos um povo que, juntos, podemos construir um caminho novo para as novas gerações.


Maria Beatriz é diretora do CCMB (Centro Cultural Maria Beatriz), de Laje do Muriaé (RJ), entidade organizadora nacional do Circuito Cultural Arte Entre Povos




Nenhum comentário:

Postar um comentário