O jornal levou, para a festa da reinauguração, o consagrado artista plástico cubano Francisco Rivero para realizar oficina de artes plásticas. O artista trouxe, ainda, obras para a 1ª Exposição de Obras de Arte Delio Porto, em homenagem ao artista baiano que realizou as pinturas nas paredes da sede do clube em 1962, quando ocorreu sua inauguração,
Graduado no Instituto Superior de Desenho de Havana, Rivero, que trabalha em Paris (França), realizou desenhos e ilustrações para editoras em Cuba, França, Alemanha, Grécia, Canadá, Rússia, Espanha e Nigéria. É autor de murais na França, Bélgica, Itália, Suécia, Espanha, Andorra, Lituânia e Macedônia (ex-Iugoslávia). Realizou exposições em Cuba, França, Lituânia e Brasil.
O desenhista bonjesuense Gerson Carlota também foi trazido pelo jornal para realizar oficina de desenho a lápis. Gerson é destacado desenhista que se integra ao esforço de fazer da sede do Santa Isabel um centro de cultura.
O evento ocorreu dentro da programação do 8º Circuito Cultural Arte Entre Povos que, em nosso município, teve a direção de André Luiz de Oliveira. Maria Beatriz da Silva, diretora do CCMB (Centro Cultural Maria Beatriz), de Laje do Muriaé (RJ), entidade coordenadora nacional do Circuito, também esteve presente à reinauguração.
O Santa Isabel F.C. foi fundado no dia 8 de março de 1943 e, em sua trajetória, teve dois atletas que foram campeões como jogadores e técnicos de futebol: Jailton da Penha e Cheles Gomes, atual diretor da agremiação.
Terson Moulin, responsável pela construção da sede do Santa Isabel F.C., em 1962, também esteve presente ao evento histórico. Graças a ele, vários nomes relevantes da história do clube foram resgatados.
Maria de Lourdes Silveira, diretora da Escola Estadual e Municipal Alcinda Lopes Pereira Pinto, levou a Banda Marcial Professora Gilda Maria Serafim Quintal para abrilhantar as atividades culturais.
Por outro lado, em um momento de rara emoção, Hemerson de Faria, no saxofone, e Tatiane Xavier Pereira, representaram os personagens da pintura de Delio Porto registrada há 55 anos na parede da sede do clube.
Cerca de 55 rosas foram distribuídas para os presentes, para comemorar o aniversário de fundação da sede da agremiação e recordar uma história de Santa Isabel, a Rainha, que estava a distribuir, certo dia, dinheiro aos pobres. Surpreendida pelo rei, este indagou-lhe o que teria sob o manto, e a resposta foi: - rosas. O rei levantou a túnica da esposa, e, para sua surpresa, constatou que se tratava realmente de rosas e não de moedas. Por este motivo, a imagem de Santa Isabel é retratada com rosas em sua veste.
Várias pessoas da comunidade fizeram o uso da palavra. Voz unânime é de que ninguém supunha que algum dia a sede do clube pudesse vir a ser restabelecida.
Há algum tempo, moradores da comunidade formaram um grupo intitulado "Guerreiros", cujo objetivo é lutar por melhorias para a Usina Santa Isabel. Este grupo, formado pelos dirigentes do clube, entre outros, se dedicou com entusiamo e idealismo para, unido ao jornal O Norte Fluminense, fazer o sonho acontecer.
A Usina Santa Isabel e Bom Jesus do Itabaopana dão, portanto, um exemplo de que, mesmo em um ambiente de severa crise que domina o país, é possível, com fé e união, construir a esperança de um mundo melhor.
A diretoria do Santa Isabel F.C. |
Foto: Jailton da Penha
O descerramento da placa |
Terson Moulin foi o presidente do Santa Isabel F.C. que inaugurou sua sede em 1962 |
Cheles Gomes, atual presidente do clube, gravou entrevista para vídeo |
Jailton da Penha: ícone da Usina Santa Isabel |
Jailton da Penha e Cheles Gomes: campeões como atletas e técnicos de futebol |
Dr. Gino Martins Borges Bastos: "resgatar nossa rica história para construir o futuro" |
André Luiz de Oliveira, diretor do 8º Circuito Cultural Arte Entre Povos em Bom Jesus do Itabapoana |
Rogério de Souza Lúcio (E), responsável pela fixação do teto metálico, sua filha Mirela e Fábio Mendes da Costa, presidente da Associação dos Moradores |
Maria Beatriz, diretora do CCMB, de Laje do Muriaé (RJ), coordenadora nacional do Circuito Cultural Arte Entre Povos |
Maria de Lourdes Silveira, diretora da Escola Estadual e Municipal Alcinda Lopes Pereira Pinto |
Foto: André Luiz de Oliveira
Foto: André Luiz de Oliveira
Foto: André Luiz de Oliveira
Foto: André Luiz de Oliveira
O artista cubano Francisco Rivero foi centro de atração do evento |
Banda Marcial Professora Gilda Maria Serafim Quintal da Escola Estadual e Municipal Alcinda Lopes Pereira Pinto |
OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS COM FRANCISCO RIVERO
OFICINA DE DESENHO A LÁPIS COM GERSON CARLOTA
Foto: Jailton da Penha
|
OBRAS DE FRANCISCO RIVERO NA 1ª EXPOSIÇÃO DE OBRAS DE ARTE DELIO PORTO
ROSAS LEMBRARAM SANTA ISABEL, A RAINHA DE PORTUGAL
Foto: Jailton da Penha
Foto: André Luiz de Oliveira
Hemerson de Faria, no saxofone, e Tatiane Xavier Pereira relembraram a pintura de Delio Porto realizada há 55 anos atrás: momento sublime
|
Foto: Jailton da Penha
Fábio Mendes da Costa, presidente da Associação dos Moradores, dr. Gino Martins Borges Bastos e Cheles Gomes, presidente do Santa Isabel F.C.: união de ideais trouxe importante conquista para a Usina Santa Isabel e Bom Jesus do Itabapoana
BACANA
ResponderExcluirO TIME USINEIRO FAZ PARTE DA HISTóRIA DO ESPORTE EM NOSSA REGIÃO.
JAMAIS PODERÁ SER ESQUECIDO
ABRAÇOS A TODA A EQUIPE
CLEBER COIMBRA (DISTRITO FEDERAL) POR E-MAIL
Interessante que vi a foto do Paulo Sergio Cyryllo e o Tatu não estava com ele. O que está havendo?
ResponderExcluir