sábado, 9 de dezembro de 2017

JA. Família B orges Panificadora

FAMÍLIA BORGES PANIFICADORA: UM PATRIMÔNIO DE BOM JESUS DO ITABAPOANA






José Antônio Gonçalves Borges é o administrador da Panificadora Família Borges


A Família Borges Panificadora constitui um qualificado empreendimento bonjesuense que alcançou o reconhecimento  unânime pelos produtos e serviços prestados, e é considerada uma das melhores do país.

 Ela foi inauturada há 10 anos pela matriarca Esther Gonçalves Borges e seus filhos, resultado da capacidade visionária da família, a mesma que deu origem à grande rede de Supermercados Varejão que, por sua vez, tem suas origens no famoso Armazém do gênio de José Bastos Borges, há mais de sessenta anos atrás.



         Propaganda do Armazém de José Bastos Borges no Jornal A Voz do Povo, na década de 1940. Acervo: Museu da Imprensa, do Espaço Cultural Luciano Bastos





O antigo Armazém de José Bastos Borges


Um olhar para a história, contudo, revela que, há cerca de 80 anos atrás, nossa cidade teve um empreendimento similar, fundado pelo alemão Carlos Hirsch, que era, também, proprietário do antigo Cine São Geraldo.


Trata-se da Confeitaria Hirsch, que era um estabelecimento qualificado para a época, sendo frequentado inclusive por Padre Mello, que costumava degustar vinho e declamar poesias em seu interior.


O alemão Carlos Hirsch, que foi proprietário do antigo Cine São Geraldo,  anunciou sua Confeitaria em edição do jornal O Momento, de 1932, dirigido por Osório Carneiro (acervo do Museu da Imprensa do Espaço Cultural Luciano Bastos)


Há dezesseis anos atrás, o escritor bonjesuense Delton de Mattos, um dos gênios de nossa literatura, apontou, em uma de suas crônicas, que não encontrava em nossa cidade um local que  estimulasse a aproximação das pessoas. 


Registrou ele: "Não encontrei em Bom Jesus a possibilidade de tomar um chá, nos bares e restaurantes. Uma casa de chá é sempre um local aconchegante, que estimula a aproximação entre as pessoas ..." (1991) (publicado em  "Só uma penca de bananas", 1994).



Delton de Mattos defendia, em 1991, um local que estimulasse a aproximação entre as pessoas



Seis anos após a constatação de Delton de Mattos, a Família Bastos Borges brindou  Bom Jesus e região com este empreendimento que não só aproxima as pessoas, mas permite, tal qual a Confeitaria Hirsch, o ambiente próprio para o desenvolvimento cultural, paralelo à excelência dos produtos e serviços prestados.

 A Família Borges Panificadora se assentou no prédio onde funcionou a antiga Lojas Campos


José Antônio Gonçalves Borges é o atual administrador da Família Borges Panificadora e é com orgulho natural que, ao adentrar na firma, sempre se regozija com o resultado exitoso da trajetória de sua família, assim como, mesmo diante da crise que atinge o país, traça planos estratégicos para o futuro.

O sucesso da organização pode ser aferido por seus frequentadores. O alemão Wolfgang Gerstlberger, por exemplo, casado com a bonjesuense Maria Adelaide Dutra Viestel, declarou ao O Norte Fluminense que, sempre que vem à nossa cidade, A Família Borges Panificadora é um de seus locais preferidos.


O alemão Wolfgang Gerstlberger: um de seus locais preferidos é a Família Borges Panificadora

Outro frequentador da Família Borges é o magistrado dr. Geraldo da Silva Batista Júnior.


Dr. Geraldo da Silva Batista Júnior e sua filha Vitória, de 6 anos, na Panificadora Família Borges
No próximo dia 22, a Família Borges promoverá  a tradicional Cantata de Natal, que deve contar, desta vez, com cerca de 90 (noventa) vozes. Para o dia de Natal, há uma variedade de cardápio especial, além de cestas de Natal.

Unindo história e cultura em sem empreendimento, com espírito nobre, a Família Borges Panificadora constitui uma marca indelével de nosso município.


Família Borges Panificadora é requisitada por bonjesuenses e visitantes





As cantatas de Natal levam multidão à Família Borges Panificadora (Arquivo do jornal O Norte Fluminense)
























Nenhum comentário:

Postar um comentário