quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

TROVAS DE PADRE MELLO EM BORDADO SERÃO ATRAÇÃO DA FESTA PORTUGUESA





Lecy Tardin é mais uma bonjesuense que realizou bordados para homenagear Padre Mello por ocasião da 1ª Festa Portuguesa com Certeza, que ocorrerá no dia 27 de abril de 2018, quando o pároco, natural de Achada Grande (Ilha de São Miguel/Arquipélago dos Açores), comemoraria 155 anos de nascimento.

Padre Antônio Francisco de Mello é considerado um dos gênios da civilização e da cultura, e chegou em Bom Jesus do Itabapoana no dia 18 de junho de 1899, aqui permanecendo até o dia 13 de agosto de 1947, quando faleceu.

Os bordados de Lecy foram feitos em ponto cruz. Antes dela, o grupo Meninas Bordadeiras, da localidade de Burarama, distrito de Cachoeiro de Itapemirim (ES), já tinha fixado em bordado a famosa poesia "Crianças" do pároco lusitano. Por outro lado, o grupo Meninas Arteiras, de Bom Jesus do Itabapoana, sob o comando de Gisele Magalhães, estão preparando, também, em bordado, várias poesias do mestre português.


O grupo "Meninas Bordadeiras", de Burarama, distrito de Cachoeiro de Itapemirim (ES), fizeram, para a Festa Portuguesa o bordado com o famoso soneto de Pe Mello intitulado "Crianças".



Duas trovas de Padre Mello em bordado

Final de texto memorável produzido pelo escritor bonjesuense Octacílio de Aquino, pupilo de Padre Mello, após a morte do mestre, foi também fixado em bordado por Lecy Tardin

Lecy Tardin baseou seus bordados no livro "Obras Selecionadas de Padre Mello", publicado pela Editora O Norte Fluminense em 2015, comprovando o acerto da iniciativa da Editora 


Nenhum comentário:

Postar um comentário