quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

O SONHO DO CENTRO DE MEMÓRIA


Personalidades como o ex-prefeito Gauthier Figueiredo fazem parte da história do antigo Fórum



José Borges Filho, Dr. Elcy de Souza (futuro Procurador de Justiça), Ronaldo Almeida, Yolle Mello Teixeira, Helvio Almeida, Ronei Almeida, Elói, Filhinho Barreto Loretti, Dr. Sebastião Freire Rodrigues (futuro advogado), Dr. Geraldo Batista (juiz de direito e futuro desembargador), Carlos Quintino, Dr. Francisco Baptista de Oliveira (Promotor de Justiça), Braz Cyrillo (trabalhou na empresa que construiu o novo prédio), Leonides Catharina, Dr Guth Gallo (futuro Promotor de Justiça), Dr. Nivaldo Valinho (futuro Desembargador), João  Batista Vieira (Bulaia), Dr. Luiz Alberto Nunes da Silva (atual magistrado) e Paulinho Lupinha. O adeus, em 1960, ao palacete construído por Malvino Leite.



A foto que abre esta postagem marcou a despedida do palacete construído por Malvino Leite na década de 1930. Neste prédio, que foi encampado pelo governo do Estado, funcionou o Fórum até a década de 1960, quando foi demolido para a construção do novo prédio do fórum, hoje sem esta função. Juiz de Direito, Promotor de Justiça, funcionários dos 1º e 2º Ofícios, do Registro Civil e demais serventuários estão na foto, que marcou a despedida do palacete.

Palacete de Malvino de Souza Rangel funcionou como Fórum de Bom Jesus do Itabapoana e foi demolido na década de 1960


Palacete foi demolido para a construção deste prédio, onde funcionou o Fórum

A instituição de um Centro de Memória neste prédio, idealizada pelo artista plástico Adilson Figueiredo, com a reconstituição da fachada - atestada como possível, por arquitetos - constituiria um importante passo em direção ao resgate de nossa história.

Deve-se registrar que, para o restabelecimento da fachada, não seria necessário o desembolso de qualquer verba pública, já que esta iniciativa seria suportada tranquilamente pela iniciativa privada.

No palacete onde funcionou o Fórum, há registro de história de outras grandes personalidades bonjesuenses.

Em outubro de 1939, por exemplo, ano em que alcançamos nossa segunda emancipação, restou publicado no tablóide O BOLETIM, edição oficial do município, edital preparado pelo escrivão Alípio Garcia de Campos, informando os vinte e um nomes dos jurados que foram sorteados para atuar nas Sessões do Tribunal de Júri. 

Entre os mesmos, constam nomes consagrados de nossa história, como o de Gauthier Figueiredo, futuro prefeito em duas ocasiões, e bisavô do atual alcaide, Menim Nacif, Columbino H. Teixeira de Siqueira, Raul de Rezende Megre, José Borges de Lima,  entre outros. Vejam, a seguir, a nota com a relação completa dos jurados e os nomes integrantes do Poder Judiciário que fazem parte de nossa rica história.







Nenhum comentário:

Postar um comentário