sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

A SAGA DOS MANGARAVITE (I)


Manoel Mangaravite
Manoel Mangaravite nasceu no dia 11 de fevereiro de 1941, em Bom Jesus do Norte (ES), quando este pertencia ao município de São José do Calçado. Casou-se com Marlene Aparecida Batista da Silva no dia 10 de outubro de 1965, com quem tem quatro filhos: Maria de Fátima, Fábio, Flávio e Fernanda e vários netos.

Funcionário da antiga Empresa de Luz e Força Itabapoana Ltda, com sede em Bom Jesus do Norte, aposentou-se em 1992, pela Escelsa e cedeu várias preciosidades para a Exposição "Objetos perdidos no tempo..."que ocorre no ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos).

Mangaravite, afilhado de Esio Bastos, fundador do jornal O Norte Fluminense, lembra que  "foi João Ferreira Soares quem estabeleceu a Usina Hidrelétrica Mangaravite na década de 1930. O nome foi dado em homenagem ao meu avô Fortunato Mangaravite, que era o proprietário das terras da região. Meu avô era italiano e veio para o Brasil com a esposa Maria Gualhana. A Usina cedia energia para o Estado do Rio de Janeiro e para o Estado do Espírito Santo. João Ferreira Soares foi também proprietário da Cia. de Estrada de Ferro Itabapoana. Era, portanto, um empreendedor e visionário".

Cel. João Ferreira Soares


(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário