quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Bonjesuense é destaque na literatura nacional





O escritor, poeta, historiador e desembargador aposentado Antônio Izaías da Costa Abreu lançou seu primeiro livro de crônicas “O que vi e ouvi”, no dia 5 de dezembro, na Biblioteca da EMERJ  (Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro), na capital fluminense. 
O presidente do TJ-RJ, desembargador Milton Fernandes, o diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, e o advogado e escritor  Alexis Cavicchini de Siqueira participaram do evento. 
Integrante de diversas entidades culturais, o magistrado, que é bonjesuense,  é sócio-titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Além do livro de crônicas, é autor de obras como “A Colonização do Sudeste: A Prevalência Italiana”, “Quilombos em Petrópolis”, “Municípios e Topônimos fluminenses”, “Palácios e Fóruns do Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (história e iconografia)”, “O Judiciário fluminense no período republicano”, “O Judiciário Fluminense e suas comarcas capital”, entre outros.

A introdução do livro foi escrita por Arno Wehling, membro da Academia Brasileira de Letras, que registrou: " Essa leveza que o desembargador Izaías cultiva e que  Machado referenda a propósito da crônica, ele nos traz num momento difícil de sua vida, atribulada pela doença de sua inspiradora. Só uma existência concebida na ternura poderia nos dar este presente".

O desembargador Antônio Izaías é o segundo bonjesuense a ter obra reverenciada por membro da Academia Brasileira de Letras. O primeiro foi Elcio Xavier, cuja poesia foi exaltada pelo acadêmico Adonias Filho. São dois nomes, portanto, que honram nosso município e nossas tradições literárias. No dia 5 de março, o desembargador Antônio Izaías completará 86 anos de idade. No dia 3 maio, Elcio Xavier completará 98 anos de idade.
Torna-se imperioso, portanto, que o poder público municipal preste a devida honraria aos nosso ilustres conterrâneos.


Desembargador Antônio Izaías da Costa Abreu brilha nas letras nacionais: mais  um orgulho dos bonjesuenses






Nenhum comentário:

Postar um comentário