segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Tradição açoriana da "Mijinha do Menino" tem início em Bom Jesus

A tradição açoriana da "Mijinha do Menino" foi iniciada, neste ano, na residência do historiador bonjesuense Antonio Soares Borges.

Filho de Cid Bastos Borges e Margarida Maria Soares Borges, Antonio é descendente, pelo lado materno, dos
portugueses Antonio Corrêa Soares e Maria José do Carmo, originários  de São Pedro de Castelões, Vale de Cambra, Portugal, e, pelo lado paterno, do açoriano Francisco Lourenço Borges, oriundo da Ilha Terceira.

Em contato frequente com seu primo português Adolfo Tavares Coutinho, autor de 8 livros sobre a história das famílias da região de Vale de Cambra, a cerca de 50 km da cidade do Porto, e, por outro lado, pelas pesquisas sobre o Pe. Mello e a devoção ao Divino Espírito Santo, tem tido contato com pessoas e entidades ligadas ao Arquipélago dos Açores, terra de origem do Pe. Mello e de seu antepassado Francisco Lourenço Borges, oriundo da Ilha Terceira. Antonio tem se dedicado, ainda, ao resgate de nossa história e cultura.

A "mijinha do Menino" é uma tradição açoriana em que pessoas visitam residências na véspera de Natal para a confraternização e degustação de licores, as chamados "mijinhas". No caso, Antonio aproveitou a oportunidade e fez,também, um brinde ao primo Gino, que tem como antepassado comum Francisco Lourenço Borges, e que aniversaria hoje.

Se o ambiente da casa de Antonio evoca a cada momento as nossas raízes portuguesas, a celebração da "mijinha do Menino" fez com que o espírito açoriano, que forjou a cultura bonjesuense, se manifestasse em toda sua potencialidade.

Leiam sobre as "Mijinhas do Menino e os Presépios" no Arquipélago dos Açores, em:

https://www.igrejaacores.pt/as-mijinhas-do-menino-e-os-presepios-marcam-o-espirito-da-quadra-natalicia-nos-acores/


O historiador Antonio Soares Borges tem resgatado a história e a cultura açorianas/portuguesas







A tradição da "Mijinha do Menino" teve início em Bom Jesus do Itabapoana

Nenhum comentário:

Postar um comentário