sábado, 27 de janeiro de 2018

GAUTHIER PONTES DE FIGUEIREDO

                                            
                                  Antonio Carlos de Figueiredo


Gauthier Figueiredo

     O Sr. Gauthier Pontes de Figueiredo, pelo que me foi dito, teve ascendência portuguesa, igualmente aos demais membros da família Figueiredo, contudo, seus ancestrais  chegaram a Bom Jesus posteriormente.

     O Sr. Gauthier foi uma pessoa que prestou grandes serviços a Bom Jesus, durante suas administrações à frente da Prefeitura.  Era uma pessoa que tinha uma visão extraordinária de todos as questões políticas, sociais, econômicas e administrativas que enfrentou durante sua vida pública.

   Imprimia sua seriedade luterana (ele pertencia à Igreja Presbiteriana), a toda sua visão moral e social dos acontecimentos.

     Os primeiros membros da família Figueiredo que chegaram ao Brasil, pelo que me foi permitido apurar, colonizaram uma região situada a aproximadamente 70 quilômetros de Salvador, Bahia,, onde hoje se acha a chamada Praia do Forte.

     Posteriormente, os membros da família se dirigiram para todo o País.

     Os Figueiredo de Bom Jesus vieram de Minas Gerais, conforme menciona o Sr. Zico Camargo.

   A Srª  Francisca Paula de Figueiredo, que foi casada com o Alferes Silva Pinto, era sobrinha do deputado e ex-Ministro do Império, Afonso Celso de Assis Figueiredo, que residiu em Ouro Preto.  Sua casa ainda se encontra naquela cidade mineira, na Praça Tiradentes.

     A Srª  Francisca também residiu em Ouro Preto.

   O ex-Ministro do Império, Afonso Celso de Assis Figueiredo, logo que os militares proclamaram a República, refugiou-se em um navio espanhol, no Porto do Rio de Janeiro, e ficou no exílio, em Santa Cruz de Tenerife, a maior das Ilhas do arquipélago das Canárias, pertencente à Espanha, durante um ano, aproximadamente.  Minha avó materna relatava esse fato.

   Quando estive em Tenerife, cheguei a procurar a localização do prédio onde o ex-Ministro ficou abrigado, que era um sonho de meu Pai, contudo, numa viagem turística é difícil conseguir  realizar um trabalho dessa natureza.

   Do lado de minha mãe, a família é Diniz e também foram mineiros que colonizaram o sul do Espírito Santo.

     Durante uma entrevista dada a alguns anos passados, o produtor e diretor de cinema Ruy Guerra fez uma afirmação que me parece correta:  O império Otomano ocupou a Península Ibérica por mais de 700 anos.  Dessa forma, todos aqueles que de lá vieram, são descendestes de árabes ou judeus.








Nenhum comentário:

Postar um comentário