sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

HOSPITAL FAZ, HOJE, 93 ANOS



O Hospital São Vicente de Paulo e a Capela de Nossa Senhora do Rosário foram fundados no dia 6/1/1925


Hoje, dia 6 de janeiro, o Hospital São Vicente de Paulo e a Capela de Nossa Senhora do Rosário completam 93 anos de fundação.


  Cesar Ferolla: texto histórico por ocasião da inauguração do Hospital 


No dia da inauguração, César Ferolla pronunciou um discurso histórico, que foi publicado no jornal bonjesuense Nossa Terra, editado por Antônio da Costa Freitas, e do qual aqui reproduzimos uma parte:

"Inaugura-se afinal, hoje, o Hospital São Vicente de Paulo, fato que ansiosamente esperávamos. Trazendo as nossas congratulações aos denodados cavalheiros que a custa de não pequenos esforços conseguiram erigir esse grandioso monumento, é com o maior e sincero prazer que vemos Bom Jesus dotado de uma das maiores instituições que poderíamos imaginar. Uma das maiores sim, porque tudo pode ser dispensado em uma localidade, menos a igreja, a escola e o hospital; a primeira, para a alma, a segunda, para a inteligência, e a terceira, para o corpo. A igreja, graças aos esforços do ilustre amigo e virtuoso Padre Mello, aí está, obra prima de arte e bom gosto; a escola, vêmo-la nos diferentes institutos de ensino, particulares e públicos. Faltava-nos, pois, o hospital: era uma dívida para com os nossos pobres, era um dever a que não se pode afastar todo o povo que se diz civilizado, mas finalmente, eis o pujante, grandioso, e que não sei se é pelo amor que temos à medicina, ciência magna, ou por outra qualquer causa, consideramos iniciada em Bom Jesus uma nova era, farta em bênçãos divinas, e que garantidamente há de ser o reflexo da alma bondosa daqueles que erigiram e hão sustentar a nova casa de caridade...".

O nosocômio e a capela foram fundados pela Associação São Vicente de Paulo, cujo presidente era o Dr. Diogo Cabral de Mello.

Após procissão ocorrida às 16h30min, deu-se início à solenidade de inauguração, ocasião em que o presidente da entidade convidou para a mesa o Reverendo Padre Mello e o Monsenhor Henrique Mourão, Bispo da Diocese de Campos. Fizeram uso da palavra, na oportunidade, o médico Dr. Agenor de Barros, Octacílio de Aquino e Cesar Ferolla. Padre Mello, impressionado com a qualidade dos discursos, solicitou, então, que os mesmos fossem impressos, para divulgação.

A orquestra regida pelo maestro Leopoldo Muylaert abrilhantou o evento.

Ao final, Monsenhor Mourão se disse "impressionado com a demonstração de fé que assistia", afirmando que "a verdadeira caridade é a que se origina do amor de Deus".

No dia 4 de janeiro passado, a Conferência Bom Jesus, dos Vicentinos, através de seu presidente Antônio Dadalto, antecipou a celebração da data, fixando quadro comemorativo na Capela.


Historiador Antonio Soares Borges, as funcionárias do Hospital Simone Garcia e Maria de Lourdes Ferreira Medeiros de Matos, Antônio Dadalto, presidente da Conferência, e Gino Martins Borges Bastos, por ocasião da fixação de quadro, na Capela







Nenhum comentário:

Postar um comentário