sábado, 27 de janeiro de 2018

MAESTRO JOSÉ CARLOS DE FIGUEIREDO: UM SOM QUE ECOA PELA ETERNIDADE


                         Rita de Cássia Côgo


  

No dia 28 de janeiro de 2012, membros da família Figueiredo, descendentes dos portugueses Carlos Pereira de Figueiredo e Maria Rosa de Jesus, realizaram o seu 1º Encontro, na comunidade de Menino Jesus, em Muniz Freire (ES).

O casal português se fixara inicialmente em Divino de Carangola (MG), mudando-se, em seguida, para a localidade de Santa Rita, atualmente conhecida como Menino Jesus, onde ocorreu o encontro histórico.

O motivo do encontro foi a homenagem ao grande maestro, músico e compositor José Carlos de Figueiredo, que completaria 118 anos, no dia 28 de janeiro deste ano. Desde então, realizamos o encontro de família todo o ano.


Há cerca de 135 a 140 anos, nossos antepassados,   Carlos Pereira e Maria Rosa,  vieram de Portugal, chegando a São Fidélis (RJ) e a Divino Carangola (MG).

Carlos Pereira de Figueiredo e Maria Rosa de Jesus são pais de oito filhos, e, após residirem em Divino Carangola (MG), se estabeleceram em Santa Rita. Os seis filhos do casal são: Antonio Carlos de Figueiredo, João Pereira de Figueiredo, Manoel Carlos de Figueiredo, Purcina Maria de Figueiredo, Verediana Rosa de Jesus e Maria Jovelina de Jesus, que se mudaram para Santa Rita. Dois irmãos, contudo, permaneceram em Minas Gerais: Américo Figueiredo e Júlia Pereira Figueiredo.

Quando José Carlos tinha dois anos de idade, seus pais mudaram-se para  a área de terra que tinham recebido do Governo, localizada na Fazenda Menino Jesus. Vieram em tropa, levando José Carlos na cabeça do arreio. Foi nesta fazenda que nasceram seus irmãos Pedro, Antônio Carlos, Rosa e Francisca

Certa vez, quando José Carlos tinha 8 anos de idade, apareceu um homem na fazenda e o ensinou a tocar as primeiras notas musicais. Assim, aprendeu a tocar flauta e clarinete, quando vivia no distrito de Menino Jesus, em Muniz Freire.

José Carlos cresceu na roça, mas comprou vários livros de música. A partir daí, passou a tocar instrumentos musicais. O seu preferido era o bombardino. Mais tarde, ele formou a Banda de Música Euterpe Figueiredo, com integrantes da família e agregados, da qual era maestro. Esta banda abrilhantava as festas religiosas e aniversários. Ele era seleiro e carcereiro. Foi, então, convidado, em 1934, a mudar-se para Muniz Freire, para ser maestro da Lira Muniz-Freirense.

José Carlos de Figueiredo casou-se com Maria Lina Ribeiro Soares, tendo os seguintes filhos: Júlia, Cecília, Hercília (freira), Maria da Penha, Inês e Mário.

Hoje, o nome da Lira de Muniz Freire é uma homenagem a ele: Lira Muniz-Freirense Maestro José Carlos Figueiredo, um som que ecoa pela eternidade.





Banda Eutepe Figueiredo (1921). José Carlos Figueiredo é o segundo do primeiro plano, da esquerda para a direita

 Foto do 6º Encontro da Família Figueiredo em Muniz Freire (ES)

Um comentário:

  1. Olá, Sou Daiane,
    Neta de Alamir, minha bisaavó era Rosa Golçalves de Lima filha de Verediana Rosa de Jesus Figueiredo que era filha de
    Carlos Pereira de Figueiredo e Maria Rosa de Jesus, fiquei muito feliz com o blog com foto de muitos parentes que ainda não conheço.

    ResponderExcluir