terça-feira, 9 de abril de 2019

O ÚLTIMO FESTIVAL DE MÚSICA EM BOM JESUS DO ITABAPOANA




(acervo de Maria José Martins)

O último Festival de Música realizado em Bom Jesus do Itabapoana, ocorreu na Praça Governador Portela, e foi organizado pela Diretora de Cultura Maria José Martins, no governo de Carlos Borges Garcia, há 28 anos. Maria José Martins dinamizou a cultura em nosso município, realizando eventos marcantes.

Maria Aparecida Borges Ebendinger, por sua vez, é uma das grandes compositoras da música bonjesuense, que participou dos festivais, em Bom Jesus e região, compondo cerca de 50 músicas. 

Aparecida informou ao jornal O Norte Fluminense  que "o primeiro festival ocorreu no Cine Monte Líbano". Ela se recorda, também,  do festival que aconteceu no Olímpico,  organizado por Marcus Werneck. Aparecida realizou um festival no Olímpico,  "com apoio da amiga Janice, Maria das Graças da Silveira Gallo e do meu irmão Fausto, que também compunha e participava de festivais. Recordo-me do festival que ocorreu no auditório do Colégio Estadual Governador Roberto Silveira, onde minha música 'A Busca' foi premiada, e do último, que aconteceu na Praça Governador Portela".

Segundo a compositora, "a censura me proibiu de apresentar duas músicas nos festivais em que participei: 'O Último Escravo' e  'Nordestino Cabra Macho'. As letras e músicas tinham de ser enviadas, na época, para o DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), localizado em Campos dos Goytacazes. A gente protocolava e deixava as letras e as músicas. Depois, eles decidiam se 'cortavam' algumas canções, autorizando as que poderiam ser apresentadas".

Aparecida pontua, ainda, que "no Festival que organizei no Olímpico, a energia acabou por volta das 22h e só voltou no dia seguinte. Considero que esse apagão foi produzido  para prejudicar o festival, pois quando estive no DOPS, me disseram que eu não iria realizá-lo".

A canção 'A Busca', interpretada por Luiz Fernando, é o grande sucesso de Maria Aparecida, que ganhou o primeiro lugar no Festival. "Essa música, contudo, acabou sendo 'roubada' e tive de ir ao Rio de Janeiro conversar com o homem que a subtraiu de mim. Preferi não entrar com ação", esclarece.

Luiz Fernando está  gravando a mesma música que interpretou nos festivais, no  Alcancy Áudio Studio, do produtor Isac Nascimento, para o CD que integrará o 3º volume da Coleção de Músicas Bonjesuenses, produzido pela Editora O Norte Fluminense, com lançamento previsto para a próxima Festa de Agosto.


Luiz Fernando, um dos ícones da música bonjesuense, no Alcancy Áudio Studio




        (acervo de Maria José Martins)


OS DOIS CDs LANÇADOS ANTERIORMENTE  PELA EDITORA O NORTE FLUMINENSE






Nenhum comentário:

Postar um comentário