domingo, 21 de abril de 2019

DESCOBRIMENTO DO BRASIL



A primeira nau de regresso da viagem de Vasco da Gama à Índia chegou a Portugal, produzindo grande entusiasmo, em julho de 1499.

 Meses depois, em 9 de março de 1500, partia do rio Tejo em Lisboa uma frota de treze navios, a mais aparatosa que até então tinha deixado o reino, aparentemente com destino às índias, sob o comando do grão mestre da ORDEM DE CRISTO, Pedro Álvares Cabral.

A frota, após passar as ilhas de Cabo Verde, tomou rumo oeste, afastando-se da costa africana até avistar o que seria a terra brasileira em 21 de abril de 1500. Nessa data houve apenas uma breve descida à terra e só no dia seguinte a frota ancoraria no litoral do atual estado da Bahia, em Porto Seguro.

Por vários anos, pensou-se que o país não passava de uma grande ilha. As atrações exóticas - índios, papagaios, araras - prevaleceram, a ponto de alguns informantes, particularmente italianos, darem-lhe o nome de TERRA DOS PAPAGAIOS. O rei Dom Manuel preferiu chamá-la de VERA CRUZ, e logo depois, de SANTA CRUZ.

Por fim, o nome BRASIL começou a aparecer em 1503. Ele tem sido associado à principal riqueza da terra em seus primeiros tempos, o  pau-brasil.

Baseado em trecho do livro " História Concisa do Brasil ", do historiador Boris Fausto.

Créditos à página: Guarda Imperial de Santa Cruz

( Enviado por Antônio Soares Borges)

Nenhum comentário:

Postar um comentário