terça-feira, 9 de abril de 2019

O 1º (e último) Festival de Teatro ocorrido no Cine Monte Líbano, em 1994




No ano de 1991, ocorreu o 1º ( e último) Festeatro, no Cine Monte Líbano, em nosso município, que lotou a capacidade do estabelecimento. A Diretora de Cultura Maria José Martins participou no corpo de jurados e registrou o grande evento. 

O Cine Monte Líbano foi inaugurado pelo libanês Merhige Hanna Saad no dia 14 de agosto  de 1950, com capacidade para mil pessoas, nada devendo aos melhores teatros da capital. O local recebeu os maiores nomes do teatro e da música brasileira. Na época de sua construção, ocorreu um investimento aproximado de CR$3.000.000,00 (três milhões de cruzeiros).

O Cine Monte Líbano fechou suas portas em 1989. No dia 19 de novembro de 2002, o Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro publicou o tombamento provisório pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural).

A administração do prefeito Roberto Tatu anunciou articulações com os herdeiros para a aquisição do prédio, cujas tratativas estão a cargo do Secretário de Obras Paulo Sérgio do Canto Cyrillo. As chaves já estão na posse de Bob Flávio, Secretário de Cultura, Turismo e Urbanismo, que pretende levar para o prédio a sede da pasta, assim como a Biblioteca Municipal, a Academia Bonjesuense de Letras, que está sendo reativada, e a Sala de Música Dona Nina, que está sendo gestada pelas herdeiras da célebre musicista. 

Após a reforma do prédio, com recursos exclusivos da Secretaria, pretende-se realizar atividades culturais que permitam a elaboração de um projeto para que o governo do Estado apoie a aquisição do prédio por parte do município.


 Foto: IFF
Cine Monte Líbano é uma preciosidade de Bom Jesus do Itabapoana

Nenhum comentário:

Postar um comentário