terça-feira, 23 de abril de 2019

Celebramos o aniversário de Athos Fernandes

Do Blog do Frederico

(blogdofredericosueth.blogspot.com)



terça-feira, 23 de abril de 201




Autodidata (cursou apenas até a oitava série), foi redator do Jornal “A Voz do Povo”, de Bom Jesus do Itabapoana, Fiscal de Rendas do Estado do Rio de Janeiro, além de várias outras atividades acadêmicas e profissionais, ao longo de sua vida. Foi fundador da Academia Bonjesuense de Letras, em Bom Jesus do Itabapoana e também membro e fundador do Conselho Municipal, de Cultura, desta cidade fluminense.

Foi casado por duas vezes, primeiramente com D. Cecy de Abreu Monteiro, com quem teve três filhas: Marilene, Neumar e Maria Izabel, as duas últimas também escritoras e poetisas de renome. E em segundas núpcias com D. Maria das Graças M. Monteiro, de cujo consórcio nasceu Adriano César, Elisângela (jornalista, como o pai) e Bruno Rogério. Deixou ainda os netos: Hélio, Cecy, Henrique, Diogo, Paulo de Tarso, Bárbara, Lenise, Davi, Júlia, Bernardo, Guilherme, João e Pedro e, também, bisnetos.

Um dos orgulhos de sua terra, sua contribuição para a divulgação da cultura da região foi muito importante. Recebeu muitas homenagens e prêmios literários, em vida e, também, após sua morte. Nas cidades de Itaperuna e Bom Jesus, deu nome a logradouros públicos importantes. 

Recentemente, entre as muitas homenagens recebidas em vida, foi homenageado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, que escolheu seu nome para batizar a Biblioteca da unidade da FAETEC de Bom Jesus: " BIBLIOTECA POETA ATHOS FERNANDES MONTEIRO".

Sua obra foi tema de estudos acadêmicos, que pesquisaram seu legado poético. Entre seus amigos e confrades, figuraram alguns dos mais importantes poetas e escritores do Brasil e do mundo, como o grande poeta chileno Pablo Neruda. 

Foi maçom, "com irmãos em todos os orientes", como dizia, membro da Loja Maçônica Moreira Guimarães III (Número 9) de Bom Jesus-RJ, onde chegou ao título de “Venerável” por três mandatos, 1961, 1962 e 1964.

Enxadrista de talento, foi dedicado praticante deste esporte intelectual e campeão de vários torneios no Estado do Rio de Janeiro.

Do site oficial de Athos Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário