sexta-feira, 19 de abril de 2019

19 de abril: Dia do Índio

Rogerio Loureiro Xavier


Olá pessoa amiga e do bem.

"Dia do Índio"

Comemorado, anualmente, no dia 19 de abril, o Dia do Índio criado pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5540 de 1943. A data de 19 de abril foi proposta em 1940, pelas lideranças indígenas do continente que participaram do Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México.

Dia para reflexão sobre a importância da preservação desses povos, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais, pois, quando os portugueses aqui chegaram, os índios já habitavam nosso país e, desde então, lutam para diminuir a exploração dos recursos naturais e a mineração, para garantir o direito de permanecerem em suas terras.

Por que chamamos de Índio?

Esse fato é muito curioso! Na época do descobrimento do Brasil, os portugueses achavam que haviam chegado às Índias, lá no continente asiático, por isso chamaram esses povos de índios.

A história do Brasil não pode ser contada se não falarmos do índio e de sua contribuição para a nossa cultura... Homenagear os primeiros habitantes do Brasil é reconhecer a importância das nossas raízes. É entregar de volta a honra e o respeito que todos eles merecem.

“Neste dia 19 de abril, nossa sincera homenagem a todas as tribos.”

Roger LX





Nenhum comentário:

Postar um comentário