segunda-feira, 15 de abril de 2019

Viola Beiroa nos Açores para a IX Edição do "Violas do Atlântico"



O evento Violas do Atlântico é organizado desde 2011 pela Associação de Juventude Viola da Terra e tem trazido aos Açores tocadores de várias Violas de Arame de Portugal e do Brasil.

Viola Madeirense, Braguesa, Toeira, Campaniça e Caipira (Brasil) têm-se juntado à Viola da Terra dos Açores para darem a conhecer a riqueza da Viola de Arame: suas características, repertórios, diferenças e especificidades.

A edição de 2019 decorrerá de 1 a 3 de Julho, com 2 concertos, um em Ponta Delgada e o outro na Ribeira Quente, e contará com a presença do músico Ricardo Fonseca que apresentará a Viola Beiroa. É a primeira vez que a Viola Beiroa visita os Açores neste contexto o que cria uma maior expectativa para a edição deste ano.
Ricardo Fonseca irá juntar-se ao Açoriano Rafael Carvalho, este último com a Viola da Terra, para estes Concertos onde apresentarão as Violas a solo, falarão do seu contexto cultural e depois tocarão algumas peças em conjunto para demonstrar como estes instrumentos têm uma grande relação sonora, histórica e são capazes de um rico “diálogo musical”.

“Violas do Atlântico” tem permitido dar a conhecer o trabalho que é desenvolvido por outros dinamizadores da Viola de Arame e as realidades actuais da nossa Viola em cada Região, promovendo cada vez mais o conhecimento sobre a Viola e seus executantes. O evento tem proporcionado partilhas musicais únicas e é, hoje, uma referência dos Festivais ligados à Viola no nosso País.

(Enviado por Antônio Soares Borges)

Nenhum comentário:

Postar um comentário