segunda-feira, 22 de abril de 2019

Canarinhos celebram a Páscoa





Apresentações celebram a Páscoa
O verdadeiro sentido da Páscoa foi celebrado em uma programação musical especial que começou na quinta-feira (18) e foram até o domingo (21). As apresentações dos corais do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP)  promoveram uma profunda reflexão sobre a ressurreição de Jesus Cristo. As celebrações foram realizadas na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. A entrada foi gratuita e o público aproveitou a oportunidade para adquirir os CDs gravados pelos corais no final das apresentações.
“Semana Santa é sempre um momento de reflexão para os cristãos que veem em Cristo o seu maior exemplo. É tempo de pensar em sermos mais irmãos e tolerantes!”, comentou o diretor artístico do IMCP, o maestro Marco Aurélio Lischt.
A programação começou com a missa, conhecida como Lava-Pés, na Quinta-feira Santa (18), às 19h30, com a presença do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis e regência do maestro Marcelo Vizani. Associada à Última Ceia de Jesus, a missa repete o ato de humildade de Cristo ao lavar e enxugar os pés dos apóstolos. 
O Coral dos Canarinhos de Petrópolis, sob regência do maestro Marco Aurélio Lischt, participou, às 15h, da celebração da Sexta-feira Santa (19), quando se recordou a Paixão e Morte do Nosso Senhor Jesus Cristo. O programa incluiu canções de adoração em canto gregoriano, como “Christus factus est”; “Popule meus”, de  Tomas Luis de Victoria; “Ecce quomodo moritur justus”, Jacob Handl; “Crucifixus”, Antonio Lotti; “O vos omnes”, Carlo Gesualdo; “Also hat Gott die Welt geliebt”, Heinrich Schütz; “O Domine Jesu Christe”, Gregor Aichinger; “O Jesu Christe”, Jacquet de Mantua; e “Christe, adoramus te”, Claudio Monteverdi.
O Domingo de Páscoa (21), às 10h, contou com a presença dos Canarinhos de Petrópolis, com a Missa de Mozart, que contará com cantos gregorianos como “Resurrexi” e “Victimae Paschali laudes”.
Cd relembra ressurreição de Cristo
Gravado pelo Coral dos Canarinhos e lançado pelo IMCP, o Cd Reflexos do Brasil lembrou o espírito da Páscoa e foi uma boa opção de presente para a época. 
Dentro de um repertório inovador, composto por músicas sacras brasileiras - todas contemporâneas - estão presentes referências à Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Na primeira faixa (“Jerusalem quae aedificatur”), o coro cita a Quaresma, com o texto do Salmo 121, 3 e 4, para o Domingo Laetare - “Jerusalém, cidade tão bem edificada, que forma um tão belo conjunto!”. 
As duas faixas seguintes falam sobre a Paixão de Cristo: na segunda (“Popule meus”), os meninos cantam os primeiros versos da improperia; na terceira (“Adoramus te Christe”), o tema é o canto de adoração de Cristo na cruz.
Na quarta música (“Regina Coeli”), encontramos a oração feita pelos católicos durante o tempo Pascal, com o verso “Rainha do céu, alegra-te... ressuscitou como disse...”, em referência à ressurreição. A última obra pascal do CD (“Mitte manum tuam”) é baseada no texto do Evangelho de João, (20, 27) para o segundo Domingo da Páscoa, fazendo referência a São Tomé, que dizia não acreditar na ressurreição até que Jesus Cristo aparece para ele. 
O CD custa R$25 e está à venda no site: www.canarinhos.com.br. Mais informações também podem ser adquiridas pelo telefone: (24) 2104-4141.



Nenhum comentário:

Postar um comentário