domingo, 12 de maio de 2019

FEIRA LITERÁRIA DE PIRAPETINGA FOI EVENTO DE REPERCUSSÃO NACIONAL


O encontro entre dois grandes nomes da literatura nacional, Elcio Xavier e dr. Norberto Seródio Boechat,  por ocasião da FLIPir, tendo, ao fundo, o imponente casarão do século XIX, em Pirapetinga de Bom Jesus

A homenagem que a 2ª FLIPir (Feira Literária de Pirapetinga), ocorrida no distrito de Pirapetinga de Bom Jesus, entre os dias 03 a 05 de maio, prestou a um dos maiores poetas brasileiros, o bonjesuense Elcio Xavier, serviu como ocasião para um encontro histórico com um dos maiores cronistas brasileiros, o bonjesuense/pirapetinguense dr. Norberto Seródio Boechat.


  Foto: Frederico Sueth
Elcio Xavier e dr Norberto Seródio Boechat, na paradisíaca residência deste, em Pirapetinga de Bom Jesus: o encontro de dois monstros sagrados da literatura brasileira


Adonias Filho, membro da Academia Brasileira de Letras, escreveu sobre Elcio Xavier: "Este poeta, que insisto, precisa ser lido no livro marcante que é o Véu da Manhã, não se projeta apenas no lirismo simples, na espontaneidade que denuncia em seus poemas como atos inevitáveis. É um poeta que penetra na análise, sempre simples e humana, mas investiga aquele subsolo que caracteriza a poesia como uma descoberta. Extraordinário sem a menor dúvida... Elcio Xavier é um poeta à margem das escolas e dos grupos..."

O dr. Norberto Seródio, por sua vez, homenageado na 1ª Edição da FLIPir, integra o consagrado PEN (Poesia, Ensaio ou Narrativa) Clube, uma associação mundial de escritores, fundada em Londres, em 1922, que congrega cultores da palavra em 150 centros do mundo. No Brasil, Nélida Pinon, da Academia Brasileira de Letras, integra a entidade.

Nascida a partir de um movimento popular, através do grupo "Resgatadores da Cultura, Pirapetinga de Coração", integrado por Mariana Cypriano, Júlia Machado, Juliana Machado, Anizia Maria Pimentel, Júlio César Barbosa, Daniel do Valle, Lauro Amaral e Bruno Cypriano, a Feira Literária mostrou toda a sua força em sua segunda edição, com o apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria de Cultura e de diversos colaboradores.


Uma programação rica e variada brindou o público que teve o privilégio de participar desses momentos acenadores para um futuro de esperança na formação de um povo culto.

A abertura do evento, realizada no dia 3 de maio, contou com o lançamento de três livros escritos por alunos da Escola Municipal Seródio Boechat: "Plantas Medicinais", com orientação das professoras Thaís e Ana Paula, "Releitura do livro ABC - Coleção Mais Cores", sob orientação da professora Maria José, e "O meu livro é assim...", sob orientação da professora Sandra Borges, inspirado no livro da professora Rita Côgo, de Muniz Freire (ES).

A noite ofereceu a todos os presentes um grande espetáculo apresentado por Beto Travasso, no acordeon, Herbert Cock, ao violino, e Allan Lara, na percussão.

Na manhã ensolarada do dia 4, chegou Elcio Xavier, que completara 99 anos no dia anterior. Ele foi recebido, juntamente com filhos e amigos, pelo dr. Norberto Seródio Boechat, que os acompanhou, primeiramente, até o precioso Museu da Imagem, fundado por este e seus irmãos no dia 2 de dezembro de 1993. Em seguida, Elcio foi levado até à paradisíaca residência do dr. Norberto, onde ambos puderam trocar suas ricas experiências.

O início da homenagem a Elcio Xavier ocorreu com alunos da Escola Municipal Iracema Seródio recitando suas poesias, e com a narrativa de sua trajetória de vida. 

O vate, emocionado, ao usar da palavra, acabou abandonando o texto que preparara, e relatou episódios de sua infância na Serra do Tardin, e sobre a sua ida ao Rio de Janeiro para prestar o serviço militar, época em que passou a ter contato com nomes importantes da literatura nacional, o que fez com que se devotasse à poesia.

Ao final, Elcio surpreendeu, homenageando os homenageadores com uma placa de reconhecimento e agradecimento.

A jovem escritora bonjesuense Ana Caroline Barroso, que fez sucesso nacional com o livro infanto juvenil "Marcas de Sangue", esteve presente ao momento histórico, e anunciou que está captando recursos para o lançamento de sua nova obra, que promete repetir o êxito da primeira. Tratou-se de um encontro memorável entre gerações de escritores bonjesuenses.

Após a homenagem a Elcio, seguiu-se o lançamento de livro escrito por alunos do CIEP Hennet Morineau, de Itaperuna (RJ), empreendimento meritório do educandário.

Prosseguiu-se, então, com a Oficina Literária "A Arte da Poesia na Alma, no Papel e na Música", com Beto Travassos. O poeta, escritor, compositor e músico  discorreu sobre a criação poética, declamando várias de suas poesias, com a emoção de sempre, incluindo uma dedicada a um amigo, já falecido, que o fez derramar lágrimas. Ao final, recolheu dos presentes manifestações escritas que servirão de base para a composição de uma poesia, que será apresentada na próxima FLIPir.

Um almoço musical, com Ana Hilário e David Assad, deu continuidade aos eventos da Feira. 

Seguiu-se, na tarde, com a Contação de Histórias na Flipirinha, com o Grupo Art-Alegria. O dia findou com shows de sertanejo raiz, com Daniel Monnerat e de MPB, com Válber Meireles.

A manhã do dia seguinte se descortinou com o encantador "Amanhecer com Poesia", no Museu da Imagem, e com a apresentação da Banda Marcial de Mimoso do Sul. Outro evento marcante foi o Dedo de Prosa, com o tema "Contribuição das Histórias Populares para a Literatura".

Evento de destaque foi a apresentação do Duo Querubin, com Camila Marlière e Tibor Fittel, que encantou a todos com a apresentação de um poema de Iracema Seródio, mãe do dr. Norberto Seródio, intitulado Roda d'Água, que foi musicado por ambos.

RODA D'ÁGUA (Paisagem de Pirapetinga)


Iracema Seródio Boechat




Barulho de comportas marulhantes,

Pingos d'água orvalhando a ramaria,

É tua faina, diária, ofegante,

Na jornada sem par de cada dia.




E a água cai sonora, deslumbrante,

Em meio às flores em policromia.

Como és feliz, assim, cantarolante!

Na jornada sem par de cada dia.




E se despede o dia. E a noite chega.

E do meu leito embalo a nostalgia.

Cessa a jornada igual de cada dia.




Cessa a jornada. O fim do dia é mudo.

E assim ficamos quietas de repente:

Só as lágrimas caem do olhar da gente...



Nas tendas de exposição, destacaram-se os escritores Rita de Cássia Côgo, de Muniz Freire (ES), Altair José de Oliveira, de Porciúncula (RJ), Catiane D'aura, de Coração de Minas (MG), e a bonjesuense Eliane Reis. O stand destinado ao estudo das benzedeiras foi outro ponto de destaque.

A participação dos alunos e professores das escolas do distrito, na FLIPir, com entusiasmo e dinamismo, foi relevante para o sucesso do evento.

O encerramento da FLIPir trouxe a constatação de que o grupo "Resgatadores da Cultura Pirapetinga de Coração" é um gigante na sua capacidade de transformar o sonho em realidade. E esse gigantismo tem fonte no extraordinário legado dos antepassados do glorioso distrito.

Em três dias, fez do solo sagrado de "Vargem Alta" um espaço fomentador de edificação humana.  Apontou, portanto,  para o que as pessoas de boa vontade almejam, de modo perene, em nossa sociedade: um povo culto e humanizado.

Que venha a 3ª FLIPir!



Mariana Cypriano, Juliana Machado, Anizia Maria Pimentel, Júlio César Barbosa, Élcio Xavier, Daniel do Valle, Lauro Amaral e Bruno Cypriano: o homenageado, Elcio Xavier, homenageou os homenageadores 

Foto: Rogerio Loureiro Xavier


Foto: Rogerio Loureiro Xavier








Elcio Xavier e Ana Caroline Barroso: encontro memorável entre duas gerações de grandes escritores bonjesuenses, com suas obras sobre a mesa

Foto: Rogerio Loureiro Xavier





Contação de Histórias, com o Grupo Art-Alegria


Show com Beto Travassos, Herbert Cock e Allan Lara



Foto: Frederico Sueth
Laércio Andrade de Souza, da Academia Itaperunense de Letras, e Elcio Xavier















A bonjesuense Eliane Reis é autora de diversos livros para crianças

Dr Norberto Seródio Boechat transmite o grande legado que recebeu às novas gerações





          Foto: Rogerio Loureiro Xavier

            Foto: Rogerio Loureiro Xavier




A consagrada escritora munizfreirense Rita de Cássia Côgo lançou seu novo livro infantil "Minha Arca Não é de Noé", que foi sucesso de venda

O escritor porciunculense Altair José de Oliveira expôs suas obras, entre as quais, "Nas Entrelinhas" e "Uma Borboleta no Divã"

      A escritora mineira Catiane D'aura trouxe seus livros, incluindo o aclamado "Saudice"



Oficina literária com Beto Travassos: "A arte da poesia na alma, no papel e na música" 








Elcio Xavier na residência do Dr Norberto Seródio Boechat



             Foto: Rogerio Loureiro Xavier

     Fotografia: O Norte Fluminense

      Foto: Rogerio Loureiro Xavier

    Foto: O Norte Fluminense

   Foto: O Norte Fluminense


            Fotos: Rogerio Loureiro Xavier











Elcio Xavier no Museu da Imagem


   Fotos: Rogerio Loureiro Xavier









  Fotos: O Norte Fluminense


                   










             Foto: Rogerio Loureiro Xavier














Nenhum comentário:

Postar um comentário