quarta-feira, 22 de maio de 2019

Capela de Santa Rita de Cássia: a primeira de Bom Jesus



Antônio Soares Borges


E Viva Santa Rita de Cássia!!! A Santa Rita de Cássia foi dedicada à 1ª Capela de Bom Jesus e, atualmente, ela é, muito justamente, considerada a Co-Padroeira da Paróquia do Senhor Bom Jesus, em Bom Jesus do Itabapoana (RJ).

A postagem abaixo, do Eclb Cultura, com texto irrepreensível do Pe. Mello, é muito elucidativa a respeito da dedicação da Capela ter sido a Santa Rita, pelo voto pessoal do português Francisco Chagas de Oliveira França, e o Padroeiro ter sido, desde as origens do Arraial que surgia, o Senhor Bom Jesus.


Enviado por Antônio Soares Borges


Do blog do Espaço Cultural Luciano Bastos

Padre Mello nos conta: A PRIMEIRA CAPELA DE BOM JESUS FOI DEDICADA A SANTA RITA


Alto de Santa Rita (seta amarela) tendo ao fundo o Ginásio Rio Branco (seta branca). Fonte: Livro Resgatando o Passado, de Helton Almeida e João Baptista Borges.

      Há 76 anos, em 17/09/1938, Padre Mello publicava a seção “O Meu Campinho – Primórdios de BOM JESUS”, no jornal A Voz do Povo, contando a respeito da Capela de Santa Rita. 
      O “Alto de Santa Rita”, assim conhecido pelos antigos, situa-se onde hoje é a Praça Amaral Peixoto e arredores, ao lado do Colégio Rio Branco, hoje Espaço Cultural Luciano Bastos. 
       Eis o texto original de Padre Mello:



O MEU CAMPINHO

Primórdios de BOM JESUS



       "Um dos aspectos dos primórdios de Bom Jesus são as egrejas e os sacerdotes que as tem servido.
     D'esses dois assumptos algo temos visto em diversos artigos mas accidentalmente.
         Não será demais que d'elles falemos agora de modo especial e exclusivo, sem contudo excluir o expediente parochial que lhes é inherente.



        Interessa antes de tudo saber qual a primeira egreja que em Bom Jesus foi edificada.



     Já muitos o sabem; cumpre que o saibam todos. Foi a capella de Santa Rita.



    Não existe documento algum que nos diga com exactidão o anno em que foi edificada, mas há muita probabilidade de que fosse pelos annos de 1852 a 54.



      É certo que foi depois de 1850 e é certo que foi antes de 1855.

      Já tivemos occasião de ver que foi Francisco Chagas de Oliveira França, portuguez, que em virtude de um voto promoveu a construcção da capella dedicada a Santa Rita de Cassia, que em vez de a collocar em terras próprias, que muitas possuía abaixo de Bom Jesus, collocou-a em terreno d'este patrimonio destinado a povoado ou arraial. Também vimos que elle já estava estabelecido nas referidas terras antes de 1850, pois cedêra parte d'ellas ao Alferes Francisco da Silva Pinto. N'esse mesmo anno o mesmo Silva Pinto constroe a primeira casa, que tal nome merecesse, n'esta localidade embora com a frente na linha divisória de seus terrenos com o Patrimonio. D'esses dados se conclue que a capella não existia antes de 1850.

      Mas também já vimos que o Chagas foi auxiliado por Silva Pinto e outros que aqui se haviam collocado; logo foi a capella construida depois de 1850. Por outro lado, os primeiros termos de baptizados registrados no 1º livro tem a data de 1855, e é natural que existisse então a capella. E por outro lado ainda no princípio d'esse mesmo anno, a 3 de Março, nasceu D. Maria Olympia, filha de Carlos Rodrigues Firmo e de D. Maria Magdalena de Figueiredo Firmo, e é tradicional na família Figueiredo Soares e Figueiredo Pinto que elles se casaram em 1853 já na capella.

      É bem acceitável esta tradição pois que D. Henriqueta, mais moça que D. Maria Magdalena sua irmã casou-se com José Basílio Furtado em 1855. Isto se conclue do facto de que D. Henriqueta falleceu com 89 annos em 1926 e casou-se com 18 annos.

      Determinada com mais ou menos segurança a épocha em que foi construída a capella, primeira casa de culto n'esta zona, e visto, pelo que ficou já dicto, o motivo da sua collocação dentro d'estes termoso, algo mais vejamos sobre a nossa interessante capella. E interessante é ella sob vários pontos de vista.

       Era de Santa Rita a imagem que encimava seu único altar. Foi a Santa Rita dedicada a capella como fôra formulado o voto do Tte. Francisco Chagas de Oliveira França. É denominado de Santa Rita o largo em que foi edificada a capella. E no entretanto, já em 1850, Padre Cunha assigna os termos de casamentos e baptizados com esta declaração "N'esta capella do Senhor Bom Jesus do Itabapoana..."

                                                                          PADRE MELLO

  
Fonte:  A Voz do Povo, edição de 17/09/1938. Acervo Espaço Cultural Luciano Bastos











Foto de inauguração da antiga gruta, com a casa onde morreu o Pe. Mello e, entre as duas, ficava o oratório com a imagem de Santa Rita, a mesma que tinha na antiga Capela, ou seja, o Pe. Mello não se esqueceu das origens...

Nenhum comentário:

Postar um comentário