sábado, 25 de maio de 2019

Festa Político Cultural em Portugal

Companheiras/os,

Estamos propondo, com o *Cebrapaz* _(Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz)_, uma viagem a Portugal, para participar da festa político-cultural do Avante, promovida pelo Partido Comunista Português, que se realizará nos dias 06, 07 e 08 de setembro. É uma festa que se tornou referência no roteiro cultural da Europa, e é uma atividade política marcante dos socialistas daquele continente, coordenada por um dos partidos mais respeitados do mundo civilizado.

Pensamos também num roteiro adicional, para conhecer intimamente Lisboa e os sítios históricos em suas vizinhanças, saindo do Brasil dia 31 de agosto à noite, de Salvador e Brasília, em voos diretos para Lisboa, onde chegaremos dia 1º de setembro pela manhã.

É uma oportunidade de conhecer um país que está na origem de nossa história moderna, um país com características progressistas e democráticas que contrasta com o período de autoritarismo, obscurantismo e reacionarismo que estamos vivendo atualmente. Uma oportunidade de conviver com pessoas que lutam por mais direitos para o povo, mais liberdade, mais igualdade, mais respeito à diversidade, e não menos. Um espelho de conquistas pelas quais lutamos hoje no Brasil.

Será também um momento de confraternização, de vida cultural intensa, de apreciarmos uma gastronomia famosa por suas ótimas comidas e bebidas, um povo alegre, festivo e musical, que tem no fado o seu repertório mais conhecido.

Como temos tempo limitado, por razões práticas do período em que viajaremos, pensamos em nos concentrarmos em Lisboa e vizinhança. Evidentemente, quem dispuser de mais tempo poderá esticar a viagem por mais algum tempo, por conta própria, para conhecer melhor todo o país (alguns lugares mais distantes de Lisboa, como Coimbra, Óbidos e o Porto tem um apelo muito forte). É possível, também, aproveitar o tempo livre para fazer alguns roteiros alternativos em várias cidades e locais relativamente próximos.

Uma observação final: por razões práticas, estamos limitando o número de pessoas que irão nesta caravana. Pretendemos ter um ônibus turístico à nossa disposição para percorrer todo o roteiro, por isso entendemos que o número ideal seria de 35 pessoas, chegando, no máximo, a 40 pessoas, a lotação de um ônibus. Por isso, após esse número ser completado, não aceitaremos novas inscrições.

O roteiro que estamos propondo é o seguinte:

*ROTEIRO*

*31 de agosto - sexta-feira*
_Noite_ - embarque para Lisboa, partindo de Salvador e Brasília

*1º de setembro - sábado*
_Manhã_ - chegada em Lisboa - traslado para o hotel
_Tarde_ - livre
_Noite_ horário de saída e retorno do hotel:  a depender do horário do show - clube de fado (sugestões de locais: “Lisboa à Noite”, “Machado” ou “Parreirinha de Alfama”)

*02 de setembro - domingo*
_Manhã_ - saída do hotel: 08h City tour por Lisboa
_Almoço_ - a Agência deixa a gente na Praça do Comércio às 13h - exposição de Botero. Almoço e passeios à tarde e noite sem assistência da agência.
_Tarde_ - passeio no Bonde 28 (um incrível e emocionante tour oferecido pelo serviço de bondes de Lisboa que sai da Praça do Comércio a um preço bem baixo)
_Noite_ - livre

*03 de setembro - terça-feira*
_Manhã_ - às 08h saída de Lisboa para Sintra para visitar a cidade e os Palácios de Setais e Palácio da Pena (dois maravilhosos palácios construídos e ampliados pelos Mouros nos 500 anos de invasão da Península Ibérica. Ambos têm mais de mil anos e foram cenário de muitos momentos inesquecíveis da história Portuguesa que também remetem à nossa história. São belíssimas construções. Sintra fica a cerca de 30 km de Lisboa e é uma cidade muito bonita com uma sede preservada e com boas lojas de vinhos e de lembranças.)
_Tarde_ - às 17h retorno a Lisboa.
_Noite_ - livre

*04 de setembro - quarta-feira*
_Manhã_ - saída do hotel às 08h - visita à Catedral da Sé (30 mim)
- visita ao Castello de São Jorge no bairro de Alfama (1:30h)
- visita ao Mosteiro dos Jerônimos (onde estão sepultados os navegantes, entre eles Vasco da Gama e o Poeta Luís de Camões) e visita ao Museu da Marinha, na extremidade dos Jerônimos (com modelos lindos de navios e cartas cartográficas bem antigas.) (1:30h)
_Tarde_ - visita à orla em frente ao Mosteiro onde tem o Monumento aos Descobrimentos e a Torre de Belém (30 minutos)
* sugerimos almoçar num restaurante no bairro de Belém e de sobremesa comer os famosos pastéis de Belém na mais tradicional doceira.
* aqui vai parar para o almoço umas 13:30 e vamos chegar de volta ao hotel depois do Almoço às 17 horas.
_Noite_ - livre

*05 setembro - quinta-feira*
_Manhã_ – saída de Lisboa às 08h
- visita ao Palácio de Queluz.  (fica a 15 KM de Lisboa. Era a residência oficial da família real portuguesa. Para os brasileiros é especialmente importante pois aqui nasceu e morreu D. Pedro I. O quarto está preservado e a cama onde nasceu e morreu está intacta, O Palácio é a Versailles de Portugal.)
_Almoço_ = na volta, almoçaremos em Cascais, depois de conhecer a Boca do Inferno (um lugar lindo, impressionante, ótimo para fotografias, as ondas abriram cavidades nas falésias, e a visão da vastidão do Atlântico batendo naqueles paredões de pedra é incrível. É a Costa do Estoril muito perto de Lisboa e tem restantes de frutos do mar maravilhosos.)
retorno às 16h
Resto da tarde e noite livres

*06 de setembro - sexta-feira* 
FESTA DO AVANTE

*07 de setembro - sábado*
FESTA DO AVANTE

*08 de setembro - domingo*
FESTA DO AVANTE

*09 de setembro - segunda-feira*
_translado hotel – aeroporto_
_retorno ao Brasil_

VENHA CONOSCO!
AVANTE PORTUGAL!

Abraços,
*Coordenação da Caravana Avante Portugal* & *Cebrapaz*
Adele Bei
Inês Freire
Irene Prazeres
Ivone Souza
Lúcio Flávio
Thamar Dias
Barreto
Galindo
Luma

Nenhum comentário:

Postar um comentário