sábado, 25 de maio de 2019




Espetáculo de teatro “O Céu de Sacadura” em Celorico da Beira


  
Espetáculo de teatro “O Céu de Sacadura” em Celorico da Beira
O Grupo de Teatro Comunitário de Celorico da Beira vai apresentar, hoje, pelas 21:30, no Centro Cultural daquela vila, a peça “O Céu de Sacadura”, da autoria de Luísa Costa Gomes, com adaptação e encenação de Alexandre Sampaio.
O espetáculo teve a estreia na quinta-feira, no âmbito do programa das comemorações do Feriado Municipal de Celorico da Beira.
A peça de teatro está centrada na figura do aviador Artur Freire de Sacadura Cabral, que nasceu em Celorico da Beira em 23 de maio de 1881 e que, juntamente com Gago Coutinho, efetuou a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, ligando Lisboa ao Rio Janeiro, a bordo do hidroavião Lusitânia.

Fonte: Mundo Português

Nota de O Norte Fluminense: A epopeia de Sacadura Cabral e Gago Coutinho foi retratada por Padre Mello no impactante poema Victoria de Gênio.

O resultado da venda dos inúmeros livros escritos por Padre Mello, incluindo a mencionada, era revertido para as obras da Igreja Matriz. É possível que nossa Igreja tenha sido a única construída com recursos oriundos da venda de poesias.

É o que se verifica, por exemplo, nessa obra Victoria do Genio escrita pelo pároco em 1922: "Preço 2$000 ou qualquer donativo para as obras da egreja matriz de Bom Jesus do Itabapoana, a cargo do auctor".



Um comentário:

  1. A importante forma de utilidade do Jornal O NORTE FLUMINENSE tem fatos e fotos de grande valor histórico, não só para a sua região . Hesistem notícias em suas páginas que ultrapassam as suas barreiras locais e nos ligam à outras longínquas partes . Haja visto que no Arquipélago dos Açores se comemorou, recentemente, os cem anos da travessia aérea Lisboa/Açores por Gago Coutinho e Sacadura Cabral . Portanto , as notícias do Jornal O NORTE FLUMINENSE, têm um conteúdo relacionado ao fato de em Bom Jesus de Itabapoana , ter havido uma rica manifestação poética escrita pelo nobre Padre Mello . Uma autêntica epopéia salientando poeticamente os feitos da Gago Coutinho e Sacadura Cabral . Eis a importância que ultrapassa barreiras internacionais com notícias de uma rica história que tem a haver com a região de Bom Jesus de Itabapoana, no Rio de Janeiro, Brasil . Tem a haver com a terra natal do nobre Padre Mello que é a Ilha de S. Miguel na região dos Açores em Portugal Insular . Tem a haver com a terra natal de Sacadura Cabral na região de Celorico da Beira no Continente Europeu, em Portugal Continental . Ficam assim, esses registros, para que em séculos futuros se valorize ainda mais essas notícias editados nos dias de hoje (Francisco Borba).

    ResponderExcluir